Inaugurado laboratório de inovação para postos de combustíveis

O GVR Labs é um espaço colaborativo destinado à troca de conhecimento e desenvolvimento de novas soluções. Para isso, conta com quatro laboratórios integrados e um time multidisciplinar de colaboradores do Brasil, Argentina e Chile, que inclui engenheiros, desenvolvedores e pesquisadores. A iniciativa faz parte da missão da Gilbarco Veeder-Root de se tornar o parceiro tecnológico nº1 de postos de combustíveis, alinhada com a visão de liderar o caminho para a mobilidade inteligente em um mundo cada vez mais conectado.

O GVR Labs inicia suas atividades com o laboratório de mecânica, o laboratório de mecânica e hidráulica, o laboratório de desenvolvimento de software e o laboratório Passaport X. Em breve, entrará em operação, também, o laboratório de inovação sustentável, completando as especialidades que, em conjunto, deverão gerar novos produtos e serviços ou aprimorar e reformular os já existentes, conjugando qualidade e tecnologia com foco na sustentabilidade. O GVR Labs está localizado nas dependências da fábrica da Gilbarco Veeder-Root, em Barueri (SP), integrado às áreas de protótipos e operações e conta com escritórios na Argentina e no Chile.

O projeto pretende contar também com a colaboração externa de entidades acadêmicas e de pesquisa. Queremos fazer parcerias com universidades, centros de pesquisa e outros laboratórios para integrar esse novo ecossistema de inovação, diz Wellington Granja, diretor de pesquisa e desenvolvimento para América Latina, da Gilbarco Veeder Root e coordenador do GVR Labs.

Na prática o GVR Labs trabalhará com projetos definidos anualmente com previsão de três anos de acompanhamento. Já, para este ano, estão previstos treze projetos inovadores que contemplam soluções em praticamente todas as áreas da operação da empresa.

“No âmbito interno da organização, na nossa região, o GVR Labs cumprirá, também, papel de hub para disseminação dos conhecimentos adquiridos, potencializando, assim, a cultura de inovação da empresa pelo compartilhamento de informações”, explica Granja.

Para isso, já estão programados fóruns trimestrais – presenciais e remotos – de intercâmbio de informações, aberto à parceiros e distribuidores com foco nas necessidades da América Latina.