Objetivo é fomentar a troca de experiências e de conhecimento técnico entre os profissionais e as empresas do setor ao longo do ano, um “esquenta” para a feira Plástico Brasil, confirmada presencialmente para março de 2023
Teve início nesta semana a jornada de Plástico Brasil com a realização da 2° edição do Plástico Brasil Xperience, evento online e gratuito com intensa programação de conteúdo para o setor. De 16 a 18 de agosto, das 9 às 11h30, os profissionais do plástico em geral terão acesso a conteúdos e debates exclusivos sobre as tendências do setor do plástico no país. O webinar dá a largada para a contagem regressiva para a realização da edição presencial da Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico, único evento do setor oficialmente confirmado para o ano que vem.
Na última terça-feira, 16, a programação do Plástico Brasil Xperience teve início com a trilha temática Panorama Setorial. Um dos assuntos debatidos foi a Situação e Potencial do Mercado Livre de Energia no Brasil, com a participação do diretor de Comunicação da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), José Casadei. Ele abordou a Lei 9.074, de 7 de julho de 1995, que traz as primeiras regras para esse mercado e a evolução ou involução 19 anos depois. Casadei, além de desmistificar as principais polêmicas sobre o mercado livre, discorreu sobre a questão dos possíveis custos de sobrecontratação de energia.
Ainda no dia 16, os outros temas em pauta foram: A Cadeia do Plástico e a Conjuntura Internacional, com a participação de Antulio Borneo, vice-presidente de PET & Polyester Chain da CDI/ICIS, e O Futuro do Mercado do Plástico no Brasil e no Mundo, que conta com a participação de representantes da ABIPLAST, Adirplast, ABIEF, CSMAIP e ABIMAQ, com mediação do editor da Plásticos em Revista, Helio Helman.
Já no dia 17 de agosto, a temática central é a “Transformação Digital”. Antonio Cabral, coordenador de Pós-graduação de Engenharia de Embalagem, Escola de Engenharia Mauá, falará sobre a Indústria 4.0 como Modelo Viável de Negócios, mostrando o passo a passo dessa jornada e evidenciando que a empresa que não iniciar esse processo não terá espaço no mercado em um futuro breve.
Participam também da programação o especialista em injeção plástica, palestrante e consultor, Wilson José Luiz, para falar sobre Tecnologia Habilitadora – IoT + 5G; Luiz Gustavo Kass Mwosa, presidente do Conselho do Grupo Paranoá, que falará sobre o processo que levou a empresa a mudar seu mindset e buscar a transformação digital visando resultados, na palestra Digitalização na Prática: Como Maximizar a Capacidade Humana e das Máquinas; Paulo S. A. Antunes, coordenador de Engenharia da MANN+HUMMEL que apresentará o tema Engenharia 4.0 – Validação virtual do produto, mostrando como a inovação e a engenharia voltada ao desenvolvimento se beneficia das ferramentas digitais, com exemplos práticos voltados ao segmento automotivo.
A programação do segundo dia do Plástico Xperience será encerrada com o debate sobre o Impacto da Indústria 4.0 na Transformação do Plástico, com todos os palestrantes do dia e a mediação de Mauro Andreassa, professor e consultor especialista em Indústria 4.0.
Por fim, no dia 18 de agosto, a trilha temática é Plástico em Transformação, e o Plástico Brasil Xperience recebe Gustavo de Souza, fundador e CEO da Nanobees Materiais Sustentáveis para falar sobre A importância dos polímeros de fontes renováveis rumo aos objetivos de desenvolvimentos sustentáveis da ONU e dar mais detalhes sobre a pesquisa voltada às demandas atuais por materiais sustentáveis – compostáveis, mais facilmente recicláveis e compatíveis com a logística reversa – para embalagens.
Outros palestrantes do dia são Alexandre Caramaschi, da Material Deployment Leader; Genilson Silva, GTS Engineer e Leonardo Gomes, Diretor de Engenharia, todos da FORVIA Faurecia, que se unem no painel que aborda a “Inovação em materiais plásticos de alto desempenho”.
Já Diego Piazza, coordenador da UCSGRAPHENE e Pesquisador / Professor da Universidade de Caxias do Sul, abordará o tema Grafeno – Oportunidades tecnológicas para a indústria de materiais poliméricos; e Flavio Ferreira, head of Regional Packaging Latam da Reckitt, na palestra “Como a inovação e tecnologia são aliadas do uso racional do plástico”, ocasião na qual faz uso do case de sua empresa para evidenciar iniciativas que visam reduzir em 50% o uso de plástico virgem em embalagens até 2030.
A jornada do Plástico Brasil Xperience termina com o debate sobre O papel da cadeia de plástico na economia circular, com as participações de Marcel Matiolli, coordenador de S&OP da eureciclo, Suelma Rosa, head de Reputação e Assuntos Corporativos do Brasil e América Latina da Unilever e Amarildo Bazan, diretor da Abazan Consultoria, com mediação de Miguel Bahiense, presidente da Plastivida – Instituto Socioambiental dos Plásticos.
Para a show director da Plástico Brasil, Liliane Bortoluci, o Plástico Brasil Xperience é uma oportunidade para profissionais de todas as vertentes da indústria do plástico se atualizarem tecnicamente e interagirem com seus pares em uma experiência exclusiva e única. “É o começo da nossa jornada em direção ao evento físico de 2023. Uma jornada construída a partir da colaboração entre todos os stakeholders da indústria e em prol do aprimoramento técnico e do networking”, comenta Liliane.
Plástico Brasil 2023 presencial
Reconhecida como uma catalisadora das inovações e tendências voltadas à cadeia produtiva dos plásticos, a feira reunirá mais de 800 grandes marcas, nacionais e internacionais, que ocuparão 40.000 m² de exposição para lançarem suas tecnologias e soluções em máquinas, equipamentos e acessórios, matérias primas e resinas, moldes e porta moldes, automação industrial, robótica, entre outros produtos e serviços.
A Plástico Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e das principais entidades do setor.
“A Plástico Brasil já se consolidou como um dos mais importantes pontos de encontros do setor para networking e realização de negócios, uma vez que reúne os principais players e tomadores de decisão das indústrias de transformação de plásticos, da borracha, construção civil, alimentos e bebidas, automóveis e autopeças, perfumaria, higiene e limpeza”, conta a show director do evento, Liliane Bortoluci.
Segundo ela, para os cinco dias de exposição, que contará com as principais marcas do Brasil, Alemanha, Argentina, Áustria, China, Estados Unidos, Hungria, Índia, Itália, México, Portugal, Suíça, Taiwan e Turquia, são esperados mais de 45 mil visitantes.
A Plástico Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), das principais entidades do setor, com realização da Informa Markets.
Serviço:
Serviço: Plástico Brasil Xperience
Data: 16 a 18 de agosto.
Horário: das 9h às 11h30.
Inscrições: Clique aqui