No ano em que completa 155 anos de atuação mundial, o Grupo Voith, empresa com foco em tecnologia, tem muito o que comemorar. Apesar das incertezas causadas pelas recentes crises que afetaram todo o planeta, o Grupo tem demonstrado uma atuação sólida e consolidada em todas as regiões nas quais opera.
Com seu amplo portfólio de instalações, produtos, serviços e aplicações digitais, a Voith estabelece padrões nos mercados em que atua – energia, papel, matérias-primas, e transporte e automotivo – por meio de suas três divisões: Voith Paper, Voith Hydro e Voith Turbo, que oferecem soluções feitas sob medida para seus cliente. Juntas, somam cerca de 20.000 colaboradores, realizam operações em mais de 60 países e, no ano fiscal de 2020-2021 geraram faturamento de 4,2 bilhões de euros.
A busca por novos horizontes responde pelo fato de o Grupo investir continuamente em tecnologias que irão transformar os próximos anos. Exemplo são os investimentos na adaptação de seu modelo de negócios para atender às diretrizes de ESG, antes mesmo de receberem essa denominação há décadas. Ou seja, a Voith, historicamente foca no desenvolvimento de inovações que aumentam a eficiência, melhoram o desempenho ecológico e reduzem as emissões de CO2 de seus produtos e serviços.
O resultado desse esforço reflete-se no fato de haver zerado as emissões de CO2 de todas as suas unidades mundiais, tornando as operações do Grupo climaticamente neutras desde janeiro deste ano. É marcado, ainda, pelo lançamento do programa “Sustainability for Life”, que prevê, nos próximos anos, investimento anual de cerca de 100 milhões de euros anuais em atividades de P&D focadas em sustentabilidade apenas para a Voith Paper.
Ao voltar seus negócios para atender às megatendências globais de digitalização, descarbonização e economia circular, as soluções pioneiras das Divisões do Grupo Voith contribuem para a transformação e a evolução dos seus clientes, ajudando-os a alcançar metas de redução de emissões e proteção climática.
Brasil – Instalada em São Paulo (SP) em 1964, em uma área de 300 mil m2, a fábrica da Voith foi a primeira do Grupo fora da Europa. Ao longo desses quase 60 anos de atuação no Brasil, a empresa participou de importantes projetos e marcos do desenvolvimento brasileiro, como o fornecimento das turbinas para a usina hidrelétrica Itaipu pela divisão Voith Hydro; as soluções da Voith Turbo presentes no metrô da cidade de São Paulo (SP); e, no caso da Voith Paper, soluções pioneiras para a evolução do setor papeleiro nacional.
Essa contribuição das Divisões da Voith ao desenvolvimento do mercado estende-se a diversos e significativos projetos de infraestrutura da América Latina, como a hidrelétrica de Guri, na Venezuela; o sistema de transporte público TransMilenio, em Bogotá; e a construção da fábrica de papel da CMPC, no Chile.