75 anos no agro e pelo agro

Fundada em 1948 em Pompeia (SP), em 1979 deu início a ações educacionais e, em 2013, foi certificada ISO 14.001. Esses são alguns marcos na história da Jacto, que aos 75 anos foca sua atuação nos princípios definidos por seu fundador Shunji Nishimura, imigrante japonês que chegou ao Brasil em 1932, com 21 anos, em busca de uma vida melhor.

O caminho definido pelo fundador, falecido em 2010, aos 99 anos, é trilhado pelos sucessores e colaboradores. A base é o diálogo com as comunidades em que está presente e o trabalho em prol do crescimento da sociedade, apoio ao crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, bem-estar de suas famílias e atividades de fortalecimento de iniciativas da comunidade são diferenciais da empresa, permeiam a atuação e integram o legado edificado pelo fundador.

Pioneirismo também marca a história, como a fabricação da primeira colhedora de café. Idem para respeito à natureza, minimizando o impacto ambiental dos próprios produtos e processos, o uso de recursos naturais e a geração de resíduos.

Ações educacionais destacam-se nessa história, com um complexo que hoje é formado por um colégio de ensino infantil e fundamental, uma escola técnica do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e uma Fatec (Faculdade de Tecnologia) com cursos inéditos voltados para o agronegócio, inclusive o de Big Data no Agronegócio.