Ano a ano, a venda de robôs atinge níveis recordes, animando os fabricantes e integradores desses equipamentos, como a ABB Robótica. A conjuntura leva Marc Segura, presidente da empresa, a fazer três previsões sobre as principais tendências em automação robótica para 2023.
A primeira envolve o aumento da demanda por robôs em resposta à escassez global de mão de obra, com os robôs assumindo novas tarefas à medida que mais empresas procuram reforçar suas operações.
Os desenvolvimentos na inteligência artificial estão potencializando a apreensão e o posicionamento autônomos. Em decorrência, a união entre IA e tecnologia autônoma tornará os robôs mais fáceis de usar, integrar e acessar, permitindo que eles assumam mais tarefas em novos setores.
Juntos, esses prognósticos levam a mais parcerias especializadas entre a indústria e os educadores, de modo a munir os trabalhadores atuais e futuros com as habilidades necessárias para progredir em uma nova era de automação.
“A disrupção e a incerteza estão forçando as empresas a pensarem de forma diferente sobre a maneira como operam. Escaláveis, flexíveis e capazes de lidar com uma gama crescente de tarefas, os robôs oferecem uma maneira ideal de lidar com a incerteza, tornando os negócios mais resilientes”, disse Segura, frisando que “ao mesmo tempo, a automação robótica bem-sucedida depende da combinação do potencial de robôs e pessoas para alcançar os melhores resultados possíveis. À medida que novas tecnologias tornam os robôs mais fáceis de usar e implantar, vemos 2023 como um ano de oportunidade que permitirá que as empresas e suas forças de trabalho alcancem novos níveis de produtividade, eficiência e flexibilidade”.