“Ele conserva a máquina e pode aumentar a vida útil da ferramenta, mas não melhora a máquina”. Essa afirmação de Alessandro Alcantarilla, diretor-geral da Blaser Swisslube na América do Sul, mostra a importância do casamento entre a máquina de usinagem, a ferramenta utilizada e o fluido de usinagem durante a operação do equipamento.
Outros benefícios elencados por Alcantarilla quando o tema é fluido de usinagem envolvem ganhos de eficiência dos processos produtivos, proteção das máquinas, aumento de produtividade, redução do consumo de energia pela máquina. Além disso, a seleção de um fluido de qualidade traz ganhos indiretos, nem sempre percebidos pela empresa usuária do fluido. Exemplificando, o diretor-geral da Blaser frisa que “a qualidade do produto utilizado pode até interferir positivamente no preço da apólice do seguro de um galpão industrial, através da minimização dos riscos de incêndio”.
O fluido, quando combinado com boas práticas de manutenção e operação, contribui para o aumento da vida útil da máquina em pelo menos um ano, garante o diretor geral da Blaser. Para que os resultados sejam potencializados a empresa dá treinamento especial para mantenedores e operadores: “Treinamos sobre fluidos de usinagem em geral, e não apenas sobre o nosso produto, porque acreditamos que quanto mais o mercado estiver educado melhor será para nós”, declara.
Alcantarilla lembra, ainda, que o fluido não precisa ser trocado se bem cuidado. Segundo ele, “há óleos em operação há 20 anos, pois a cada manutenção é filtrado e feita a limpeza do sistema antes da recolocação do fluido”.
Nesse cenário, além de fluidos de qualidade resultado de investimentos em tecnologia, os filtros têm papel de destaque. Confirmando as informações do diretor da Blaser sobre a importância da filtragem e da limpeza do sistema, Adriana Soldi, gerente de Negócios na América do Sul da Transor Filter, cita como “uma das principais vantagens do uso do nosso sistema é a possibilidade de se reutilizar o fluido de corte, cuja vida útil se torna indeterminada com a filtragem constante e o controle de temperatura garantido pelo sistema de refrigeração que também faz parte do sistema fornecido pela Transor”.
Indicados para aplicação em diversas máquinas CNCs retíficas, afiadoras de ferramentas, máquinas EDM a fio, retíficas de disco único e duplo, bem como em muitos outros equipamentos e aplicações de usinagem de precisão, os sistemas Transor realizam filtragem ultrafina de óleos integrais utilizados em máquinas CNC.
Atividade em permanente evolução, a Transor Filter está anunciando sua próxima geração de sistemas de filtragem com algumas inovações, tais como: visor touch screen, que permite melhor controle sobre as funcionalidades do filtro através de simples toques, inclusão de transportador automático de borra desde o modelo de entrada e o novo conceito de limpeza por injeção (ICC), combinado com a pré-filtragem magnética que fornece filtragem ultrafina para aço rápido, aço carbono e outros materiais ferrosos.
No entanto, Adriana Soldi, considera interessante analisar mudanças de posicionamento. “Durante muitos anos, os fabricantes envolvidos com fabricação de ferramentas pesquisavam novas tecnologias de máquinas e rebolos e investiam muito para se tornarem mais competitivos. No entanto, notavam que apesar de a eficiência na produção melhorar, o nível desta melhoria ficava longe do esperado. Isto ocorria porque eles apenas focavam em dois aspectos do processo e não nas variáveis”
Concordando com Alcantarilla, a gerente de Negócios na América do Sul da Transor Filter, reforça a necessidade de investir em um óleo e um sistema de filtragem de boa qualidade com controle de temperatura, de modo a maximizar a eficiência e a produtividade.
“As empresas que trilharam este caminho obtiveram melhoras significativas em seus tempos de ciclos de produção, acabamento, precisão e vida útil das máquinas e rebolos”, reforça Adriana Soldi.