Uma parceria da AGCO, líder global na concepção, fabricação e distribuição de maquinário e soluções agrícolas, com a cooperativa Cooarlas, tem contribuído para transformar a realidade de mulheres chefes de família em Canoas (RS), promovendo uma melhoria significativa em suas condições econômicas e qualidade de vida.
Cerca de 90% dos postos de trabalho da cooperativa são ocupados por mulheres, que recebem renda média mensal de R$ 1.500. Fabiana Freitas Fernandes está há nove anos na Cooarlas e conta que o trabalho ajudou no sustento dos cinco filhos com idade entre 9 e 22 anos. “Minha vida mudou bastante. Ao deixar de ser uma catadora individual, tive a segurança de ter uma renda fixa mensal, além de poder conciliar o trabalho com as demandas da família”. Hoje, ela é agente ambiental e leva informação sobre os benefícios da reciclagem a empresas, escolas e condomínios residenciais.
Mensalmente, a AGCO destina cerca de 45 toneladas de plástico e papel da fábrica de tratores em Canoas (RS) para a reciclagem. “Temos o compromisso com a sustentabilidade e buscamos garantir a priorização das questões ambientais, sociais e de governança. Quando descartamos os resíduos de maneira correta, contribuímos não só com o meio ambiente, mas também com a geração de empregos, mudando a realidade das pessoas e construindo um mundo melhor”, diz Luis Renato Souza, Gerente de Relações Governamentais. AGCO.
Ao chegar na cooperativa, os resíduos são organizados e comercializados, convertendo o descarte em matéria-prima, reduzindo o consumo de água e energia em novos processos de produção. Para Ana Cláudia Silveira Rosa, coordenadora financeira da Coaarlas, a parceria é fundamental e impacta diretamente na renda e no número de postos de trabalho. “Seria importante termos mais indústrias com esse olhar socioambiental.”