2023: ano muito positivo para a BYD no Brasil permite expectativas ambiciosas para 2024

Com a missão de construir um planeta melhor através do fornecimento de soluções com emissão zero carbono e de energia solar, a BYD Energy contribui para reduzir em 1º C a temperatura do planeta. Para isso, comercializa sistemas de armazenamento de energia, inversores, empilhadeiras, caminhões, furgões e automóveis, todos elétricos e com baixa emissão de poluentes.

Presente no mercado brasileiro desde 2015, em 2017, na fábrica de Campinas (SP), iniciou a produção módulos fotovoltaicos e, até agora, a BYD Energy já atingiu a marca de 2,3 milhões de módulos fotovoltaicos produzidos no Brasil que proporcionam independência energética.

Outra novidade nesse segmento envolve a oferta ao mercado de projeto de grandes usinas solares pelo sistema EPC (engineering, procurement and construction), ou seja, desde estudos e dimensionamento para entender a demanda do local, todo o processo de engenharia executiva, planejamento de aquisição, implantação, execução e gerenciamento das usinas.

A BYD também comemora contrato de fornecimento de chassis de ônibus 100% elétricos para a capital paulista. A fábrica, a primeira da empresa no Brasil, em operação de 2015 e localizada em Campinas (SP), tem capacidade de produção de 200 chassis por ano e mantém parceria com montadoras locais. Em 2023, devido ao volume de ônibus a serem fornecidos para a cidade de São Paulo (mais de 1.000 até 2024), a unidade foi ampliada com a aquisição de equipamentos e novo layout do prédio. Além disso, mais do que dobrou o número de funcionários, passando de 60 para 150.

A empresa também mantém no Brasil, no Polo Industrial de Manaus, desde 2020, fábrica dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). Em 2024, deve iniciar a produção de dois modelos de automóveis eletrificados e um modelo híbrido, em Camaçari (BA), complementando a linha que comercializa no Brasil: seis modelos 100% elétricos e um modelo híbrido, que estão sendo comercializados em rede de 40 concessionárias em todo o País. A meta é, até 2024, ampliar esse número para 200 concessionárias.

Quarenta caminhões 100% eletrificados também rodam em São Paulo e Rio de Janeiro, fazendo a coleta de lixo, com autonomia ao redor de 200 km. O compactador foi desenvolvido em parceria com a WEG. A previsão é ampliar a linha com caminhões menores para entregas dentro das cidades.

E mais: desde 2009, a BYD investe no setor de empilhadeiras, iniciando sua trajetória com o desenvolvimento da tecnologia e o teste de equipamentos equipados com as baterias de lítio. Desde então, as empilhadeiras BYD alcançaram desempenho de vendas global superior a 2 bilhões de unidades. A BYD também respondeu pelo projeto de SkyRail (monotrilho) na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro.