Classes de laser

De acordo com o potencial de danos à pele e aos olhos do laser ou de sua reflexão é definida uma classificação por organizações normatizadoras internacionais, como a ANSI Z136.1-2014.

São quatro classes, com características e aplicações específicas.

Classe 1: Não apresentam perigo eminente durante a operação, dispensando precauções. Estão presentes nos leitores de CD-players.

Classe 2: Também de baixa potência, esses lasers não prejudicam os olhos, pois o piscar os olhos é proteção adequada. Mas, se uma pessoa fixar o olhar no ponto do feixe do laser, poderá sofrer danos.

Classe 3: São lasers de média potência, sendo subdivididos em 3R e 3B e não apresentam perigos quando expostos sobre a pele, contudo não dispensam cuidados com relação aos olhos. Os efeitos de feixes diretos desta classe de lasers são perceptíveis em pouco tempo, enquanto, se difusos, são isentos de risco. Em todo caso, é recomendável a utilização de salas de segurança para lasers (LSO).

Classe 4: São os lasers de alta potência, utilizados em ambientes industriais, proporcionando danos irreversíveis aos olhos e à pele, além de poderem gerar chamas. Devido ao cuidado necessário, é recomendada a utilização de salas de segurança para lasers (LSO).