Tecnologia de startup brasileira acelera combate às mudanças climáticas

Os impactos ambientais da mudança climática no Brasil ganhou um novo componente com as recentes queimadas em algumas regiões do país. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) foram registrados 159.411 focos de incêndio desde o início de 2024, o dobro do número do ano passado, sendo 50% das ocorrências na Amazônia e 32% no Cerrado, e que teve como um dos principais fatores para esse aumento o desmatamento. Estudo do Banco Mundial aponta que estes eventos extremos custam 1,3% do Produto Interno Bruto (PIB) ao ano para as empresas. No entanto, já há alternativas para mitigar o problema, como tecnologias de ponta que usam inteligência artificial, a exemplo da Forest.Bot, robô de plantio de mudas desenvolvido pela startup brasileira AutoAgroMachines.

A máquina tem capacidade de plantar até 1800 mudas de árvores por hora, o que equivale a uma área de cerca de 1,5 Maracanãs, o que contribui para acelerar o reflorestamento em larga escala. “Estamos enfrentando um dos maiores desafios ambientais da história. As queimadas e o desmatamento vêm destruindo muitas áreas verdes que poderiam estar ajudando no combate ao aquecimento global com a absorção de carbono, por exemplo. Temos, com a mecanização do plantio, uma das formas mais eficazes de reverter essa situação”, analisa Marcello Guimarães, CEO e fundador da AutoAgroMachines.

O robô também se diferencia por seu sistema de plantio deslizante, que evita falhas comuns em outros equipamentos, garantindo um plantio preciso e eficiente. Esse avanço elimina a necessidade de ajustes manuais após o plantio, otimizando o processo e acelerando a recuperação de áreas desmatadas. “Com a Forest.Bot, não apenas aceleramos o plantio, mas garantimos que cada muda seja plantada corretamente, o que aumenta a eficácia e a longevidade das árvores plantadas,” explica Guimarães.

Com a urgência crescente da mudança climática e o impacto devastador do desmatamento e das queimadas, soluções como a Forest.Bot oferecem um caminho viável para restaurar ecossistemas e reduzir os efeitos negativos no meio ambiente. Aliado a isso, o Brasil está comprometido a plantar 12 milhões de hectares de árvores como parte do Acordo de Paris e a tecnologia da AutoAgroMachines é fundamental para atingir essas metas e combater de forma eficaz o aquecimento global. “Precisamos agir agora, e a Forest.Bot é uma ferramenta poderosa para tornar o reflorestamento em larga escala uma realidade,” conclui Guimarães.