Minicarregadeira compacta sob esteira de borracha está em testes no Brasil

Inovação no mercado brasileiro, a minicarregadeira compacta sob esteira de borracha chega ao Brasil por iniciativa da Yanmar, empresa que detém parcela significativa no mercado estadunidense. Em testes a partir de fevereiro de 2025, a TL65RS será também adaptada para as condições locais antes de iniciar sua comercialização, prevista a partir de 2026. Voltada para a construção civil, também atende o setor agropecuário com vantagens, uma vez que reduz a compactação do solo, entre outras características.

Capaz de aceitar mais de 20 implementos diferentes, a versão em testes utilizará caçamba e porta-pallet, possui peso operacional de 4.044 kg e capacidade de carga de 2.722 kg; motor Tier 4, é equipada com motor a diesel de 4 cilindros turbo com trocador de calor intermediário de 67 hp e projetada para reduzir emissões de poluentes e atender às exigências de sustentabilidade globais. Por ser fabricada sob esteira de borracha, a máquina oferece ainda menor impacto ambiental ao solo. Além disso, os recursos de auto-nivelamento de direção dupla e controle automático de condução, aliados à operação automática de duas velocidades, permitem alternar de forma ágil entre velocidades baixas e altas, favorecendo a manutenção de mais materiais na caçamba, garantindo maior desempenho e precisão em diferentes aplicações.

No mercado americano a Yanmar já comercializa mais de 04 modelos de minicarregadeiras compactas. No Brasil, a novidade promete atender às necessidades de operações em terrenos acidentados e úmidos, onde equipamentos convencionais com rodas enfrentam dificuldades para operar. “A inserção dessa tecnologia no Brasil busca preencher uma lacuna no mercado, trazendo um produto mais estável e eficiente para obras e propriedades rurais, especialmente em regiões alagadas ou de solo instável, permitindo maior tração no comparativo com os modelos de pneus”, explica Anderson Oliveira, gerente Comercial da YANMAR South America.

Com capacidade de trabalhar em terrenos desafiadores, a máquina se sobressai ainda por sua estabilidade, movimentos suaves e maior conforto para o operador, incluindo uma cabine com ar-condicionado e visibilidade de 360 graus. “Ela foi projetada para entregar alto rendimento. No agro, por exemplo, pode atuar na compactação de terrenos e trabalhar mesmo em áreas alagadas. Já na construção, pode realizar movimentação de materiais, escavação, compactação, nivelamento e limpeza de áreas, além de operar com qualidade em terrenos acidentados”, reforça Oliveira.

Com o início da comercialização, a empresa afirma que a aquisição da minicarregadeira será viabilizada por meio de linhas de financiamento em parceria com bancos e opções de consórcio. Além disso, a empresa também avalia a possibilidade de introduzir o equipamento no mercado de locação, ampliando o acesso para pequenos produtores e construtoras.