A força, a competitividade e o futuro da indústria marcam presença

Com mais de 1.100 marcas participantes, número 25% acima em relação ao evento anterior, realizado em 2023, e crescimento de 22% na área de exposição, ultrapassando 80.000 m2, a 4ª edição da Expomafe 2025 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, incontestavelmente, é o evento mais importante do setor. Referência no setor de máquinas-ferramenta e automação industrial, a feira evidencia as tendências para renovação, modernização ou ampliação do parque fabril brasileiro. Nesta edição, a estimativa é de receber mais de 65 mil visitantes, representando um crescimento 14% em relação a edição anterior.

A busca por eficiência, qualidade e redução de desperdícios tem impulsionado a adoção de robótica, manufatura aditiva e softwares de controle avançado. As empresas que investem nessas tecnologias estão à frente na corrida pela competitividade, uma vez que conseguem produzir com maior precisão, menos custos e maior sustentabilidade.

Na Expomafe, durante cinco dias, os visitantes vivenciam dias intensos de conteúdo qualificado, networking e oportunidades de negócios, trazendo experiências e inovações para a indústria. Os participantes têm a oportunidade de interagir com as mais recentes aplicações de tecnologia para a indústria.

“A Expomafe é mais do que uma feira: é uma vitrine da força, da inovação e da competitividade da indústria nacional. O setor de máquinas e equipamentos tem papel estratégico na retomada do crescimento econômico, e eventos como este reforçam a confiança do mercado na capacidade produtiva e tecnológica do Brasil”, comenta José Velloso, presidente-executivo da ABIMAQ, entidade realizadora do evento.

Maria Cristina Moreira, presidente da Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (CSMF) da ABIMAQ, comentando que para a CSMF a Expomafe é carinhosamente chamada de “a nossa feira”, também identifica a Expomafe como “o local em que estão reunidas as principais tendências e inovações do setor no Brasil, conectando um público qualificado e preparado para networking e negócios.”

O Estande Temático, iniciativa desenvolvida com a colaboração da CSMF, enfocará eficiência energética e ganho de produtividade de máquinas e equipamentos, temas “que vêm se intensificando nos últimos anos pela necessidade de se reduzir custos operacionais, mitigar impactos ambientais, aumentar a competitividade bem como a limitação de fornecimento de energia da matriz energética. Serão apresentadas máquinas de baixo consumo, monitoramento inteligente de energia, reaproveitamento térmico e uso de fontes renováveis”, enfatiza a presidente da CSMF, reconhecendo a colaboração de Rogério Bosco, gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Romi, e Marcos Roberto Ferreira dos Santos, chefe de Vendas e Aplicações da WEG, para que o espaço se efetivasse.

Da primeira edição da Expomafe até esta quarta edição, são oito anos, período em que o setor de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial “passou por uma transformação significativa, impulsionada por tendências como Inteligência Artificial e manutenção preditiva, que otimizam processos e reduzem custos operacionais. A automação baseada em dados possibilita sistemas adaptativos que ajustam parâmetros em tempo real, enquanto a robótica avançada e os cobots aumentam a produtividade e a segurança”, resume Moreira.

Na Expomafe, o futuro se mostra em várias frentes. Na visão de Bruno Diesel Gellert, presidente da CS Digital da ABIMAQ, define como fundamental o papel da Entidade “no fortalecimento e na transformação digital do setor de máquinas e equipamentos, ao unir empresas e promover o desenvolvimento de tecnologias avançadas. Por meio de discussões estratégicas e compartilhamento de boas práticas, promove-se maior competitividade da indústria brasileira, garantindo que a inovação seja cada vez mais acessível e integrada ao dia a dia das empresas.”
Para Rogério Bosco, que é o coordenador da Comissão Organizadora da Feira e Diretor da Romi, o crescimento da feira demonstra que ela “está consolidada como o principal ponto de encontro do setor, reunindo os principais players nacionais e internacionais, apresentando tecnologias e soluções para toda a cadeia, além das diversas atrações do evento, proporcionando ao visitante uma experiência completa.”

Atendendo essas premissas dos entrevistados e as expectativas dos visitante, a Expomafe reúne as principais empresas apresentando as novas tecnologias, soluções inovadoras e lançamentos dos setores de acessórios, dispositivos e componentes; controle de qualidade integrado à fabricação e medição; automação industrial, robótica e integração de células de manufatura; equipamentos hidráulicos e pneumáticos; válvulas, bombas e compressores; equipamentos para movimentação e armazenagem; ferramentas; manuais de corte; máquinas, equipamentos e acessórios para o setor metalmecânico; máquinas-ferramenta; soldagem e corte; manufatura aditiva e prototipagem, além de impressoras 3D.

Um grande desafio de todas as empresas é a capitação e a retenção de mão de obra. Nesse sentido, a Expomafe tem um objetivo indireto de “trazer o brilho da tecnologia aos jovens que por lá passarem. Como um incentivo, ocorrerá o Desafio de Ideias SENAI, que desafia os alunos a resolverem problemas reais existentes nas indústrias”, relata a presidente da CSMF.

A importância dessas iniciativas se relaciona às necessidades do próprio jovem que, para se tornar um profissional na área de indústria, tem de se interessar pelo ramo da exatas, sendo que o êxito nessas disciplinas depende da dedicação dele mesmo.

“Hoje mais do que nunca temos de mostrar que essa dedicação vale a pena”, recomenda Moreira, reconhecendo entre as causas dessa falta de interesse das novas gerações pelo trabalho na indústria o fato de “considerarem um setor tradicional, rígido, monótono, com baixa qualidade de vida, entre outros.”

A Câmara Setorial de Máquinas-Ferramentas e Sistemas Integrados de Manufatura desempenha um papel importante no desenvolvimento das indústrias e do setor de máquinas e equipamentos. Suas ações abrangem diversas áreas, visando fortalecer e impulsionar a inovação, para isso, a câmara desenvolve ações no intuito de representar e defender os interesses do setor junto à órgãos governamentais, entidades e outras organizações, participação de debates sobre políticas públicas, regulamentações e outras questões referentes ao setor, assim como disseminar conhecimento.