Na Mina Salobo, operada pela Vale, tecnologias da Orica elevam segurança e eficiência: WebGen™, primeiro sistema de iniciação 100% sem fio, avança para uso total nas detonações, e OrePro™3D Predict, solução que simula o movimento do material submetido ao desmonte, gera economia de US$ 45,2 milhões em 14 meses.
Localizada a aproximadamente 159 km de Marabá (PA), a Mina Salobo já consolidou o uso do WebGen™, que está em fase de ramp-up para aplicação total da tecnologia. O sistema reforça os avanços em segurança, produtividade e sustentabilidade que vêm sendo alcançados com sua adoção progressiva.
O WebGen™ elimina completamente a necessidade de cabos nos detonadores e conexão entre furos, comunicando-se de forma confiável e segura através de rocha, ar e água para iniciar as detonações, mantendo os operadores fora de áreas de risco. A tecnologia opera com segurança em ambientes complexos, reduz vibrações, controla a emissão de poeira e protege estruturas sensíveis. Desde 2017, quando a Orica lançou o produto, a empresa australiana disparou mais de 467 mil unidades em todo mundo, sendo 112 mil na América Latina.
“Eliminamos a necessidade de cabos nas detonações, o que reduz significativamente a exposição dos trabalhadores a riscos e permite até mesmo a automação do processo. Essa solução eficiente possibilita realizar detonações em situações que antes exigiam a paralisação das atividades, como durante tempestades elétricas ou trocas de turno. Além disso, permite acessar reservas minerais que historicamente ficavam bloqueadas”, afirma Francisco Jiménez, gerente Geral da Orica no Brasil.
Soluções digitais ampliam ganhos operacionais
Além do WebGen™, a Orica oferece no Brasil tecnologias complementares como o 4D™ e o OREPro™ 3D Predict.
O 4D™ é um sistema inteligente de explosivos que pode ser usado tanto em minas a céu aberto quanto subterrâneas, que ajusta automaticamente a quantidade de energia usada em cada detonação, de acordo com o tipo de rocha presente. Assim, em rochas mais frágeis, o sistema reduz o uso de explosivos em até 43%, enquanto em rochas mais duras, aumenta em até 23% — garantindo uma fragmentação mais eficiente, menor desperdício e menos impacto ambiental, reduzindo gases, vibrações e o risco de contaminação por nitrato.
O OREPro™ 3D Predict, sem precisar de sensores ou equipamentos extras, simula como o material se movimenta após a explosão, ajudando a definir com mais precisão onde escavar.
Sobre a Orica
A Orica, líder global em soluções para desmonte, tecnologias digitais e produtos à base de cianeto para os setores de mineração e infraestrutura, está na vanguarda da transformação tecnológica no Brasil. Com forte presença na América Latina, a empresa responde aos principais desafios da indústria extrativa — como o acesso a depósitos cada vez mais remotos e complexos — por meio de inovação voltada à segurança, eficiência e sustentabilidade.
