Em 25 de novembro de 2025, a fábrica da FPT de Sete Lagoas (MG) celebrou 25 anos com mais de 725 mil motores produzidos e um papel decisivo na transição energética e na inovação industrial da América Latina.
A planta industrial, que inicialmente era responsável apenas pelo acabamento e preparação, tem protagonizado avanços que moldaram a indústria, como a homologação dos motores Euro VI no Brasil em 2021, um marco no desenvolvimento de soluções sustentáveis.
Atualmente, a fábrica produz as famílias F1, NEF e S8000, que equipam veículos comerciais, máquinas agrícolas e de construção, além dos G-Drives utilizados em geração de energia. Inserida na estratégia de descarbonização da marca na América Latina, também é protagonista no desenvolvimento de tecnologias em biocombustíveis, como etanol, gás natural e biometano, iniciativas que integram o ciclo de investimentos de R$ 127 milhões em Pesquisa & Desenvolvimento até 2028.
A empresa mantém programas de desenvolvimento humano e social, como o Programa Educar FPT, realizado em parceria com a Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas (ETMSL), e parceria com a Faculdade Una, campus Sete Lagoas, em que incentiva a formação prática de engenheiros e técnicos, disponibilizando um motor para estudos e experimentação. A marca apoia ainda projetos como o Motor do Bem (doação de sangue); e a Pesca de Plástico (reaproveitamento de garrafas PET em ações de economia solidária) e investe na substituição de embalagens de madeira por estruturas metálicas reutilizáveis, tendo evitado, em 2025, o descarte de 16 toneladas de madeira, reduzindo emissões e reforçando a economia circular.
