A cobertura eficiente da lubrificação é diretamente proporcional à cobertura de todos os pontos dos equipamentos e elementos de máquinas. E o plano de lubrificação é ferramenta que proporciona “melhor controle das lubrificações e manutenções de máquinas, que deve ser muito bem desenvolvido e passa por importantes etapas”, define o diretor da Energis 8, resumindo a opinião unânime dos entrevistados.
A técnica da Homy Química lembra a existência no mercado de “softwares de gerenciamento de lubrificação que podem melhorar as condições da máquina e a confiabilidade do equipamento, além de maximizar a produtividade da equipe, cortar custos de energia e reduzir a manutenção corretiva reativa”.
Essas soluções também contribuem com gerenciamento de agendamento e rastreamento para tarefas específicas, garantem “que o lubrificante certo chegue ao local certo, no momento certo e na quantidade certa, aplicando o procedimento ou a técnica correta o tempo todo”, reforma Mendonça.
Para contribuir com o desenvolvimento do mercado, muitas fabricantes de fluidos mantêm equipes técnicas de especialistas de produtos em condições “de guiar os seus clientes durante a escolha e a indicação do produto correto, além de darem todo o suporte na elaboração de um plano de lubrificação”, afirma Marcus Vinícius Ferreira Duarte, assessor técnico da Petronas.