No período de 17 a 19 de setembro de 2019, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo/SP, acontece a edição que marca os 30 anos do Encontro Técnico AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e Fenasan – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente.
Os dois eventos são o palco escolhido para apresentações de inovações e dos avanços em tecnologia nos equipamentos para saneamento básico, além de promover o debate sobre as aplicações destas novidades. No Encontro Técnico, espaço também para cases de usos e aplicações.
Já na Fenasan, cerca de 180 expositores que produzem e distribuem válvulas, bombas, equipamentos para a automação, controle e medição, e fabricantes de material para tais produtos.
Promovidos pela Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, os eventos terão como destaque palestra com o tema “Conexão AESabesp Brasil – Vale do Silício EUA: Inovação e Desafios”, ministrada por Luciano Bueno – brasileiro, empreendedor e profissional do Vale do Silício, região da Califórnia, nos Estados Unidos – no dia 18, às 17h., que marca o lançamento do Polo Avançado AESabesp no Vale do Silício.
Cursos
Permeando as atividades do Congresso e da Fenasan, quatro cursos serão realizados no dia 16 de setembro: O Desafio trazido pela Lei de Responsabilidade das Estatais, Inspeção e Segurança em Barragens, Modelagem hidráulica utilizando a ferramenta SewerGEMS e Modelagem hidráulica utilizando a ferramenta WaterGEMS.
Os eventos também oferecem oportunidade em trabalho voluntário no Projeto Ecoeventus, que, segundo os organizadores, permitirá, ao longo de 24 horas, desenvolver competências específicas, tais como: trabalho em equipe, visão sistêmica, além do compromisso com as questões socioambientais. Os selecionados – entre inscritos com interesse expresso na área de sustentabilidade – receberão certificado emitido pela AESabesp. O projeto teve início em 2010 e objetiva despertar e provocar entre os participantes a conscientização ambiental para não apenas compensar, mas, antes, minimizar a emissão dos gases. Para tanto, foram priorizadas ações voltadas à sensibilização e à conscientização, visando a contribuir para a percepção, compreensão e participação efetiva na melhoria da qualidade de vida local em sintonia com as urgências globais.