Duas plataformas de trabalho e uma empilhadeira telescópica foram lançadas pela Manitou. No caso das empilhadeiras, a novidade é a todo terreno MC 30, compacta e versátil, sendo indicada para locais de trabalho e locadoras. O custo total de propriedade (TCO) é melhor neste novo modelo, com manutenção preventiva reduzida em 22% em comparação com as versões anteriores, garante a fabricante. Um novo mastro também está disponível em toda a gama de empilhadeiras para todo terreno com capacidade até 3,6 t. Graças ao novo design do perfil do mastro, a visibilidade é de 35% (até 45%, dependendo do modelo), melhorando significativamente a segurança do operador e da área. Os mastros são projetados pelo departamento de P&D da Manitou e fabricados em sua matriz, em Ancenis (França). Com esse modelo, em 2020, serão comercializados nove equipados com um novo motor compatível com o padrão Tier IV, que ajudará a reduzir os níveis de emissões de gases nessa faixa. Portanto, esse desenvolvimento está perfeitamente alinhado com a política de RSE (Responsabilidade Social Corporativa) do grupo Manitou.
Já as duas novas plataformas – TJ 85 e VJR 26 –, fabricadas na França (em Candé), são particularmente versáteis. O modelo TJ 85, por exemplo, possui altura de 26 m (85 pés) para uma capacidade de elevação de 770 lb (350 kg) ou 3 pessoas no equipamento; possui controle remoto, que permite dobrar a lança sob o braço telescópico para reduzir o comprimento da máquina ao carregar em um caminhão. Isso significa que o transporte é otimizado e o motorista pode realizar essa operação com segurança; tem altura de trabalho de 28 m (85 pés) e alcance horizontal acima de 21 m (70 pés) garantem que ele atenda aos requisitos de muitos locais (portos, manutenção industrial, construção, etc). O TJ 85 destaca-se pela lança telescópica, que permite alcançar áreas de trabalho inacessíveis a uma máquina convencional; conferindo mais precisão e flexibilidade. Outro recurso da plataforma Manitou para terrenos acidentados é a tela de diagnóstico a bordo, para que os técnicos não precisem carregar um computador ou tablet para resolver possíveis problemas. O tempo de inatividade e o custo total de propriedade (TCO) são, portanto, reduzidos.
A VJR 26, por sua vez, é a máquina ideal para aplicações internas em altura média. Graças à sua altura de trabalho de 8 m, esta nova plataforma facilita as operações de manutenção, incluindo a instalação de conduítes elétricos, encanamentos e outras tarefas relacionadas ao acabamento industrial. Seu tamanho compacto permite acessar espaços estreitos para um passeio suave. Fácil de operar devido ao seu tamanho compacto e controles intuitivos, o VJR 26 oferece ao operador um alto nível de segurança com visibilidade sem obstrução devido à compacidade do mastro telescópico. Existe um porta garfo em cada lado da torre para proteger as operações de carregamento e descarregamanto dos caminhões e reduzir o tempo nestas operações.
Esses lançamentos foram feitos durante a Conexpo, realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, de 10 a 14 de março.