A IC Transportes adquiriu 200 caminhões Volvo – 193 FHs e sete VMs – para renovar parte de sua frota. Sediada em Sumaré (SP) e dedicada ao transporte rodoviário de produtos sólidos, líquidos e gases a granel, com essa aquisição, a empresa passa a contar com 70% da frota formada por caminhões Volvo.
Essa aquisição faz parte do processo anual de renovação de 15% a 20% dos caminhões, de modo a manter a idade média da frota na faixa dos 2,5 anos, afinal, a empresa transporta cerca de 8 milhões de toneladas de carga por ano e, para isso, seus caminhões rodam até 80 milhões de quilômetros.
Todo o lote de 200 caminhões foi financiado pela VFS (Volvo Financial Services) que, de acordo com Ivan Luis Camargo, vice-presidente comercial da ITC, oferece “taxa de juros competitiva e a negociação é fácil. Eu terceirizo a burocracia. O Banco Volvo resolve tudo”.
“O custo-benefício é muito
bom em todos os aspectos. Além de ter caminhões excelentes, incluo o pós-venda,
a relação com a rede de concessionárias, os planos de manutenção, o tratamento
de dados e o direcionamento de treinamentos. É todo um pacote que permite
resultados cada vez mais eficientes para a empresa. Na IC Transportes,
acreditamos em um negócio sustentável: uma operação segura que atenda às
necessidades de nossos clientes, mas com atenção total à segurança das pessoas
e ao meio ambiente. Nossos valores são parecidos com os da Volvo. Isso facilita
a relação e é um dos motivos da parceria de mais de duas décadas”, conta o
vice-presidente comercial da ITC.
Os novos caminhões da empresa são equipados com o pacote de segurança Volvo.
Entre vários itens, estão o sistema de controle de estabilidade ESP (reduz o
risco de o veículo tombar em curvas e manobras erradas), alerta de mudança de
faixa (câmera que alerta se o motorista passar sobre as faixas da estrada sem
sinalizar, indicando fadiga), detector de atenção (monitora a condução e emite
alerta em caso de fadiga e sonolência do motorista) e sistema de frenagem em
emergência, que monitora os veículos à frente, adapta a velocidade e, caso o
motorista não reduza a velocidade, freia sozinho o caminhão.