A Expomafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial chega à segunda edição com 25% de crescimento, reunindo 750 marcas nacionais e internacionais distribuídas em área de 55 mil m².
Organizada e preparada para receber 55 mil visitantes profissionais do Brasil e de outros 30 países, interessados no que há de mais moderno e inovador nos segmentos de máquinas-ferramenta e automação industrial, incluindo robótica, estampagem de precisão, manufatura aditiva, sistemas integrados e multitarefa, metrologia e controle de qualidade, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, prototipagem e impressão 3D, entre outros, a Expomafe é uma iniciativa da ABIMAQ – promovida e organizada pela Informa Exhibitions, com patrocínio oficial da Romi. Em sua segunda edição, consolida-se como o maior e mais importante evento para geração de negócios, lançamentos e inovação do setor na América Latina.
Quatro pavilhões estrangeiros e estandes de 40 empresas de nove países destacam-se nesta edição
Nesse evento, que acontece de 7 na 11 de maio, inovação está presente em cada estande, norteia toda a programação técnica, com palestras e seminários ministrados por universidades, centros de pesquisa, desenvolvedores e fabricantes; e estende-se à grade do Parque de Ideias e ao seminário da VDI (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha) com o tema “Indústria 4.0: diretrizes e padrões oficiais do modelo alemão”.
Presença internacional
A edição 2019 da Expomafe conta com quatro pavilhões estrangeiros e estandes individuais de 40 empresas de nove países – Alemanha, China, Coreia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão e República Tcheca – mostrando que o crescimento da Expomafe também se expressa pela maior participação internacional. Em 2017, por exemplo, a feira recebeu 22 expositores do Exterior, em área de 665 m². Nesta edição, são 1.646 m².
O pavilhão da Alemanha, por exemplo, é promovido pela German Machine Tool Builders’ Association (VDW) e conta com 12 expositores. Já a China ocupa dois pavilhões: um organizado pela Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT), voltado para fornecedores de máquinas, e outro pela Chinese Mechanical Engineering Society (CMES), com fornecedores de soluções para solda.
Os Estados Unidos se fazem representar pela Association for Manufacturing Technology (AMT), entidade que representa e promove a tecnologia de manufatura baseada nos Estados Unidos e seus 630 membros. Com área de 600 m², o US Pavilion reúne cinco empresas, que oferecem ao mercado brasileiro o que há de mais moderno em tecnologia para a indústria.
Espaço Tecnologia em Evolução reforça caráter de inovação da Expomafe 2019
Lado a lado com as novidades e os avanços tecnológicos apresentados pelas indústrias de máquinas-ferramenta e de automação industrial, o Espaço Tecnologia em Evolução reúne três atrações que ilustram o desenvolvimento da tecnologia industrial, relacionando o passado e o futuro da tecnologia e levando o visitante a compreender a evolução ao longo do tempo. Além da Ilha da Manufatura (vide matéria especial), o espaço conta com o Estande Temático e o RoboCoaster.
Presente já na edição inaugural da Expomafe, em 2017, mas com histórico de 20 anos, o Estande Temático mantém a tradição e a finalidade de demonstrar a importância da máquina-ferramenta ao longo dos anos. Desta vez, exibe réplicas em tamanho real do 14-Bis e do Demoiselle – outro aeroplano criado por Santos Dumont no início do século 20 –, construídas por Alan Calaça, aviador e residente do Instituto de Desenvolvimento Aeronáutico de Caldas Novas (GO); e destaca o maquinário utilizado na produção do motor Antoinette V8, de oito cilindros, aplicado no avião 14-Bis, e o motor Darracq 1908 de 35 cv, do Demoiselle.
O Estande Temático foi criado em 2011 e tem, entre seus organizadores, Alfredo Ferrari – engenheiro mecânico, vice-presidente da Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (CSMF) – e Hiçao Misawa, diretor-conselheiro do CONIMAQ – Conselho Nacional da Indústria de Máquinas.
RoboCoaster – Promovida pela Kuka Roboter do Brasil, a atração é estrelada pelo primeiro robô industrial licenciado para carregar pessoas, exposto de maneira inédita na América Latina em uma feira industrial. Com seis eixos e braço fixado em uma gôndola, o robô simula movimentos dinâmicos similares a uma montanha russa, graças a combinações livremente programáveis.
Essa apresentação, que atende a tendência dos processos industriais de interação entre homem e robô “segue normas de segurança rígidas e específicas justamente por carregar pessoas com tecnologia desenvolvida pela Kuka, na Alemanha, há mais de 16 anos. Nos EUA existem mais de 100 unidades em operação, dez delas, na Disney”. explica Edouard Mekhalian – presidente da Kuka –, comentando que, “além desta aplicação, e utilizando tecnologias similares, ele pode ser aplicado na indústria, como exemplo, em simuladores de voo, ou sistemas de posicionamento humano em ambientes instáveis”.