As empresas Valmet e Metsä Fibre (Grupo Metsä) assinaram acordo preliminar para a fábrica de bioprodutos em Kemi, na Finlândia. Pelo acordo, a Valmet irá fornecer todas as tecnologias de fabricação de celulose, desde o pátio de madeira até a linha de enfardamento, incluindo também as tecnologias de recuperação. Os equipamentos serão projetados para produzir celulose com fibra curta ou longa (softwoood ou hardwood). O sistema de automação de toda a fábrica também será fornecido pela Valmet, incluindo recursos de Valmet Internet Industrial. Além disso, o escopo de fornecimento prevê também uma reforma da fábrica de celulose já existente no local.
A confirmação do projeto está sujeita a aprovação final da Metsä Fibre, esperada para ocorrer ainda em 2020. Se concretizada, a nova fábrica de bioprodutos, que deve iniciar a produção em 2023, terá uma capacidade anual de produção de celulose de 1,5 milhão de toneladas e produzirá vários outros bioprodutos. O valor estimado do fornecimento da Valmet para este tipo de projeto, incluindo equipamentos principais, auxiliares e engenharia é em torno de €$ 350 a €$ 400 milhões. O projeto impactará na geração de empregos na Valmet e suas subcontratadas, totalizando em torno de 800 homens por ano, dos quais, em torno de 500 na Finlândia.
O diretor de Celulose e Energia da Valmet na América do Sul, Fernando Scucuglia, destaca os impactos positivos na decisão da Metsä para os investimentos em estudo. “O sucesso da Valmet em fornecer as principais tecnologias para a nova fábrica do grupo Metsä fortalece nossa posição como fornecedora de produtos inovadores e com foco em alta eficiência ambiental e energética. Esta fábrica será referência em termos de soluções técnicas e custo operacional para auxiliar nossos clientes em suas decisões de futuros investimentos na América do Sul e principalmente no Brasil”.