Na comemoração dos cinquenta anos de atividade da Metalúrgica Cortesa, sediada em Pinhais (PR), concretizados em 2019, o destaque foi o anúncio de um acordo para fabricação local de alguns modelos de máquinas atualmente produzidas na Alemanha, em parceria com a empresa alemã U-R-B-A-N, representada pela Cortesa desde 2002, o que já resultou na instalação no Brasil de diversas linhas de produção totalmente automatizadas de esquadrias de PVC. Ao longo do tempo, outras alianças foram concretizadas, destacando-se a formalização do acordo comercial com a italiana FOM, fabricante de máquinas CNC para produção de esquadrias de alumínio.
Como afirma seu diretor, Karl Rauscher, “sobreviver como fabricante de máquinas no Brasil tem sido um desafio hercúleo há uma década. Porém, a Cortesa permanece fiel à sua visão de negócio: crescer sólida e continuamente graças ao desenvolvimento tecnológico constante, tanto dos produtos quanto dos processos de fabricação”.
Nessas cinco décadas, a empresa tornou-se referência no setor de máquinas de alta tecnologia para fabricação de esquadrias, em resposta ao investimento contínuo em aprimoramento tecnológico e na qualidade de seus produtos.
História – A Cortesa foi fundada em outubro de 1969, por Leon Rauscher, representante comercial e distribuidor de máquinas de corte estrangeiras. As atividades foram iniciadas em um imóvel próximo ao centro de Curitiba, que logo ficou pequeno e conduziu à construção de nova sede no município onde está até hoje, na região metropolitana de Curitiba, mudando-se para lá em 1983.
Em sua linha de produtos, focada em corte, usinagem e conformação de perfis metálicos e de polímeros, estão desde curvadores de tubos e calandras para tubos e perfis, até centros de usinagem para perfis metálicos, destacando-se as serras circulares para corte de perfis com respectivas mesas de carga e medição e fresadoras copiadoras. A Cortesa também oferece serviços de manutenção em ferramentas, com ênfase na afiação e redentagem de serras circulares de aço rápido; afiação e repastilhamento de serras circulares de wídia; e na afiação e substituição de segmentos em serras circulares segmentadas.