Motor sob medida para as missões de entregas urbanas

O motor FPT F1A, da FPT Industrial, resultado dos mais de 35 anos de experiência da marca da CNH Industrial na fabricação de produtos para veículos comerciais leves, é indicado para entregas urbanas e, entre suas características, consome até 10% menos combustível do que concorrentes, sendo pensado, sob medida, para atender a crescente demanda de e-commerce no Brasil, em um momento de desafios para diversos segmentos, como restaurantes, supermercados e empresas de eletroeletrônicos.

Presente nos Fiat Ducato e Iveco Daily City, o FPT F1A foi desenvolvido seguindo os critérios das missões de entregas urbanas, com longos intervalos de manutenção. Compacto, com 2,3 litros, 16 válvulas, quatro cilindros e 130 cavalos de potência, foi precursor na tendência global de downsizing, de motores menores e mais leves mas com maior agilidade e desempenho.

O conforto do motor  fabricado em Sete Lagoas (MG) é comprovado pela sensação de estar dirigindo um automóvel, bem como um funcionamento com baixas vibrações e ruídos, em média até 5 Db inferiores a outros motores equivalentes. A distribuição de torque e potência é feita de forma inteligente, para que as rotações e o baixo consumo sejam privilegiados em qualquer situação de uso. Tais características tornam o veículo mais agradável de dirigir, resultando em maior produtividade.

“Com estes atributos, o FPT F1A garante versatilidade à qualquer aplicação, atendendo com eficácia as novas demandas. A FPT Industrial é uma marca com um amplo portfólio. Seguimos desenvolvendo tecnologias e soluções que atendam à diferentes nichos do mercado”, afirma o especialista de Marketing Produto da FPT Industrial, André Faria.

Desempenho e menores custos de manutenção

O FPT F1A vem equipado com injeção eletrônica Common Rail de última geração, sistema de válvula hidráulica que dispensa manutenção e sistema de admissão de ar avançado, projetados para ser os melhores da classe em qualquer aplicação. Os turbocompressores são configurados a minimizar o consumo e proporcionar uma resposta de aceleração imediata.

Os sistemas de refrigeração e turbocompressor contribuem de forma significativa para a eficiência termodinâmica do propulsor, bem como para a leveza de funcionamento e as dimensões reduzidas, resultando em manutenções mais fáceis e rápidas.

Além disso, o sistema EGR, que recircula os gases de escape, é a solução disponível mais robusta para manter as emissões dentro dos limites estabelecidos pela norma Proconve L6/Euro 5. Dessa forma, o motor da FPT Industrial dispensa a necessidade de utilização do Arla 32, o que, associado ao baixo consumo de combustível, torna o custo de manutenção um dos menores da categoria.