BNDES apoia projeto de geração de energia renovável a partir de resíduo industrial

Em outubro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 21,9 milhões à Geo Elétrica Tamboara para ampliação de projeto inovador de produção de energia elétrica a partir de biogás gerado pela vinhaça, resíduo industrial gerado pela produção de etanol.

Com esse investimento, a capacidade de geração da planta da empresa, localizada em Tamboara (PR), será ampliada em 123%, chegando a 59,85 GWh por ano em 2022. Desse total, cerca de 50 GWh serão distribuídos para o sistema interligado de energia, volume capaz de atender ao consumo anual de cerca de 25 mil residências, contribuindo para o incremento da segurança energética no país a partir de uma matriz renovável.

O financiamento do BNDES, correspondente a 73% do investimento total (R$ 30 milhões), ampliará a capacidade de tratamento da vinhaça em 464%, chegando a 12 milhões de litros por dia. O aumento da produção se dará com a instalação de quatro novos biodigestores e contribuirá para o aumento de rentabilidade da unidade por conta do ganho de escala.