Uso de aço especial em transportador de corrente tipo redler duplica durabilidade

A vida útil aumentou consideravelmente em um equipamento da Becker Metalúrgica Industrial com o uso de aços de alta resistência no processo de fabricação. A empresa de Gravataí (Rio Grande Sul), com 75 anos de experiência e focada no setor agroindustrial, desenvolveu um transportador de corrente tipo redler para transporte de biomassa, grãos, cinzas, farelos, com fundo revestido em Hardox 500 e as chapas laterais em Hardox 450, aços da SSAB, multinacional sueca líder mundial na fabricação de aços de alta resistência. Como resultado, obteve o dobro do tempo de vida útil e outros benefícios do equipamento, como menos paradas para a troca dos revestimentos.

Há três anos, o equipamento era feito com o fundo e laterais revestidos em aço estrutural de alta resistência de 6mm. “Esse material durava aproximadamente um ano mais ou menos antes de se fazer a troca”, diz Décio Becker, diretor técnico da Becker Metalúrgica Industrial. “Quando passamos a fabricar o equipamento com o aço Hardox, nos chamou a atenção, pois tivemos um ganho bem considerável naquele período e hoje é ainda maior: temos casos de equipamentos que estão trabalhando há dois anos com o mesmo material”, comenta, explicando que a busca por uma nova solução foi motivada pelo desgaste sofrido no fundo do equipamento, devido ao atrito do produto com o aço e também pelo arraste da corrente metálica que transporta o material. “O movimento de arraste da corrente com o produto gerava um desgaste muito grande na chapa do fundo e nas laterais, pois são equipamentos que trabalham com fluxos de 100 até 500 toneladas por hora de produto”, reforçou Becker;

Ganho na fábrica

O custo de estoque na Becker foi reduzido. “Tínhamos que comprar um lote mínimo da usina do material que trabalhávamos antes. Hoje, com o aço Hardox, podemos comprar as chapas de acordo com as OPs da fábrica”, salienta Décio Becker.

Antes, também era preciso processar o aço estrutural de alta resistência em terceiros. Hoje, utilizando o Hardox, o processamento é feito internamente.

A Becker Metalúrgica Industrial desenvolve equipamentos de maior qualidade para o mercado e se torna inovadora em utilizar aço de alta resistência nesse tipo de indústria. “Com o Hardox, começamos a trabalhar com espessuras menores, ou seja, reduzimos o peso do equipamento mesmo mantendo uma resistência ainda maior daquilo que fabricávamos, o que facilita o processamento e o manuseio dentro da fábrica”, afirma o diretor da empresa.

Tempo menor de parada e de manutenção

Para o segmento de transportadores, o que mais gera valor e competitividade é a redução de paradas dos equipamentos por manutenção. “A própria durabilidade levou para o cliente final outros ganhos, pois, este equipamento é apenas um item de todo um processo”, avalia Décio.

Quando fabricado com material de aço estrutural de alta resistência, a manutenção levava em torno de cinco dias, o que acarretava muito tempo de inatividade na produção e toda uma programação para esta revisão. Com o aço Hardox, a troca do fundo passou a ser feita apenas uma vez por ano e somente um dia de verificação. “Só no segundo ano de vida do equipamento eles param, com menor tempo de troca, porque o material, mesmo sendo trocado, ainda está em melhores condições que o anterior e facilita sua remoção”, analisa o diretor. “Com equipamentos que transportam 200 toneladas de produto por hora, trabalhando 24 horas por dia, durante cinco a sete dias na semana, o cliente final ganhou 2.400 toneladas a mais de produto transportado por ano”.

Alteração na produção

Para trabalhar com o aço Hardox, a fábrica da Becker Metalúrgica Industrial fez algumas adaptações. “Mudamos o processo de produção por conta da dureza do material”, comenta. Anteriormente, em uma parte do equipamento, era feita uma furação para encaixar o parafuso. Hoje, com o aço de alta resistência, passaram a fazer montagem com o parafuso já soldado. “Com o suporte da SSAB, implementamos um novo processo: ao invés de fazer a furação para depois colocar o parafuso, colocávamos o corpo do parafuso já soldado na chapa, o que facilitou até o processo de montagem. Isso trouxe um ganho de tempo nos nossos processos internos”, descreve Décio.

Fabricando com Hardox

A Becker Metalúrgica Industrial Metalúrgica faz parte da rede de parceiros do “Hardox Wearparts”, um grupo seleto de empresas com capacidade técnica para processar os aços de alta resistência da SSAB. “Há cinco anos, começamos a incorporar aos poucos o aço Hardox na fabricação de equipamentos. Começamos a utilizá-lo fabricando martelos para moinhos”, destaca. “Também, fizemos um trabalho de trocar algumas peças que fazíamos com outro aço com tratamento térmico e tivemos um ganho também, pois esse processo era terceirizado e hoje não precisamos mais desse serviço”, compartilha Décio Becker. Com o tempo, a aproximação com a SSAB foi maior. Em 2017, o diretor técnico da empresa foi para a Suécia acompanhar o Swedish Steel Prize, premiação que reconhece os avanços da engenharia e projetos inovadores com aplicações de aços de alta resistência. No ano seguinte, a empresa foi convidada a fazer parte do programa “Hardox Wearparts. “Em 2018 formalizamos a parceria e foi quando começamos a entrar no mercado de aços especiais e de alta resistência”.

Futuro

No segmento que atua, Décio comenta que muitos de seus clientes não tinham conhecimento desse tipo de aço. “Começamos produzindo o transportador para esse cliente e agora, ele solicita o aço de alta resistência Hardox no maior número possível de itens no novo projeto”, afirma o diretor, ressaltando que está desenvolvendo mais dois tipos de transportadores e uma peneira especial em Hardox. “É um grande desafio, pois o aço exige máquinas mais robustas. Essa adaptação já fazia parte do nosso planejamento e estamos nos preparando para atender outros mercados com novos equipamentos e ferramental”.

Com o mercado aquecido, a Becker Metalúrgica Industrial continua apostando em soluções inovadoras para transportar qualquer tipo de sólidos. “Começamos a utilizar o Hardox na mesma aplicação para todos os nossos clientes, para o fundo e em alguns casos, no fundo e nas laterais”, diz Décio Becker.

“Continuamos acreditando nesse projeto e no desafio da parceria com a SSAB. A curva de aprendizagem é grande, mas enxergamos com bons olhos um futuro promissor”, finaliza o diretor.

Localizada em Gravataí, no Rio Grande do Sul, a Becker Metalúrgica Industrial completa em 2020 75 anos de mercado como uma empresa familiar e reconhecida como uma indústria metalúrgica fabricante de equipamentos robustos, como a fabricação de transportadores, para os segmentos industrial, agrícola, armazenagem de cereais e componentes industriais.