Confiante na retomada da indústria, montadora anuncia novo ciclo de investimentos

Fortalecendo a expectativa de um ano de crescimento, devido ao agronegócio e , que mais vez foi o grande comprador de caminhões pesados e extrapesados, e à recuperação produtiva da indústria, Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil, convicto da continuidade da retomada da economia nacional que se acentuou a partir de agosto, anunciou o início, em 2021, de novo ciclo de investimentos no Brasil de R$ 1,4 bilhão até 2024 e o lançamento do Acelerador Inteligente. No mercado fora de estrada, é esperado mais um ano forte da mineração, a continuidade das obras de infraestrutura do governo federal, do reaquecimento da construção-civil e do setor sucroalcooleiro (pouco impactado pela crise e com forte demanda para soluções de biometano), além da renovação das frotas do segmento florestal. As comunicações foram feitas durante coletiva de imprensa on-line realizada em 5 de fevereiro para apresentação de resultados e perspectivas.

“O ano de 2020 trouxe ensinamentos para o resto da vida. Aprendemos como nunca em vários sentidos, e o mercado precisou passar por mudanças que chegariam nos próximos anos, como as vendas virtuais. Houve também uma retomada verde que acelerou a busca por alternativas sustentáveis, e nossa solução a gás chegou a 70 unidades vendidas. Por outro lado, o relacionamento com os clientes atingiu um nível altíssimo de parceria; e ficou comprovado que a Scania e sua rede atuam de forma diferenciada na relação com eles”, afirmou Barral, explicando que, “em 2021, ainda temos incertezas que não deixam algumas projeções avançarem, mas estamos otimistas. Nos caminhões, a Nova Geração é um sucesso. E, nossa jornada liderando a transição para um sistema de transporte mais sustentável seguirá cada vez mais transformadora”.

Na faixa de atuação da fabricante (acima de 16t – semipesados e pesados) – foram 8.690 caminhões emplacados, ante as 12.755 unidades de 2019. A participação de mercado foi de 12,9%. As aplicações que mais se destacaram foram para o agronegócio e as cargas gerais. Com quase 1.100 unidades, o segmento fora de estrada registrou um ano forte na mineração. Já a indústria, nesta faixa, registrou 67.410 veículos versus 74.917 (2019).

Nos pesados, a Scania emplacou 8.712 caminhões, contra os 12.667 de 2019. A participação foi de 12,9%. A indústria computou 44.290 veículos versus 52.137 (2019). Nos semipesados foram 22 unidades emplacadas.

“O ano de 2020 foi de muitos desafios. Ficamos com a fábrica fechada por um mês, fomos os primeiros a reabrir em 27 de abril, mantivemos 95% da nossa carteira no auge da pandemia e acompanhamos o desenrolar dos meses ao lado dos nossos clientes. Ficaram diversas lições e o mercado, a indústria e os clientes passaram por transformações que já estão incorporadas no dia a dia. O Brasil mostrou mais uma vez sua capacidade de reagir nas crises”, salienta Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.

A equipe gestora da montadora confia em crescimento nas vendas em todos os seus mercados de atuação – caminhões, veículos a gás, ônibus, serviços e motores industriais, marítimos e para geração de energia. Ao lado dos desafios enfrentados em 2020, os executivos citaram, como base para as ações de 2021, total apoio pela rede de concessionárias e das soluções financeiras do Scania Banco e do Consórcio.

Lançamento

O início de 2021 marca o lançamento do Acelerador Inteligente Scania, um opcional que soma mais 5% e eleva a 20% a economia de combustível da Nova Geração de caminhões em comparação à gama anterior. Veículos equipados com o acessório farão parte da linha 2021/2022, já estão disponíveis para compra na rede de concessionárias e serão entregues a partir de 1.º de agosto deste ano.

Os 20% de economia de combustível que a Nova Geração passa a alcançar é dividido da seguinte forma: motor Euro 5 com sistema de injeção de alta pressão (8%), aerodinâmica externa da cabine (2%), inovações da caixa de câmbio Scania Opticruise (2%), Scania Actcruise (3%) e os 5% do Acelerador Inteligente Scania. O Actcruise, a evolução do controle de cruzeiro Ecocruise, foi introduzido na linha 2020/2021 e já é item de série. O Actcruise atua por meio de posicionamento via GPS e um mapa topográfico integrado ao módulo de conectividade para gravar rotas e aproveitar aclives e declives de maneira mais eficiente.

Esta economia adicional de 5% do acelerador inteligente foi comprovada em testes de campo realizados com clientes em várias condições e operações distintas, nas principais aplicações rodoviárias. Foram utilizados caminhões com carretas tipo “vanderleia” e LS (três eixos), composições nove eixos (rodotrem) e diferentes tipos de tração como 6×4 e 6×2, no transporte de grãos, carga frigorificada, combustíveis e outros. Todo o resultado foi validado pela Engenharia Scania em mais de 500 mil km de demonstrações por topografias variadas e diversas regiões do País.

Mercados

Nos ônibus, que registrou o mais forte impacto negativo pela pandemia, para este ano há também otimismo, especialmente no segmento rodoviário. “Segundo a Anfavea, a previsão é de 13% de alta do mercado, ainda que as incertezas do plano nacional de vacinação contra a Covid-19 impedem uma visão mais ampla do potencial de vendas. As soluções financeiras da Scania, Banco e Consórcio, continuarão dando todo o apoio de crédito ao cliente”, conta Fábio D´Angelo, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania no Brasil.

Em Serviços, o diretor Marcelo Montanha, acredita num acréscimo de 38% nas vendas dos programas de manutenção Scania e de 26% no portfólio (carteira de planos ativos). “O ano de 2020 foi o melhor da história de Serviços em muitos indicadores, mas acredito que nossa maior realização foi a resiliência com que nossa rede de concessionárias e nossas equipes de oficina enfrentaram as situações adversas que se apresentaram. Também destaco a maior proximidade com nossos clientes para apoiá-los e propiciar a máxima rentabilidade em seu negócio por meio de nossas soluções completas”, conta Montanha. “Em 2021, estamos ainda mais confiantes em quebrar novos recordes. Nossas soluções oferecem todo o suporte que o cliente precisa. Além disso, na conectividade cresceremos sem parar e estamos comemorando a marca de 40 mil veículos ativos.”

Já na área de motores industriais, marítimos e para geração de energia a projeção é de  crescer acima da economiae manter a liderança em todos os segmentos de atuação, feito conquistado em 2020. Foram comercializados 1.830 motores. Do volume, a maior parte foi para grupos geradores de energia, seguido de blocos industriais e marítimos.

No ano passado, mesmo durante a fase mais crítica da pandemia, a Scania manteve a produção de motores, fornecimento de peças e serviços destinados aos setores básicos da população, como hospitais, hospitais de campanha, supermercados e geração de energia para cidades inteiras. A fabricante integrou ainda mais sua rede o que permite enfrentar os desafios mais fortemente. “Em 2021, o mercado será alavancado pelos setores da indústria civil, infraestrutura (água), agricultura, geração de energia e de transporte marítimo de carga e passageiro, que foi fortemente impactado em 2020. E, por sermos a primeira marca a oferecer motores nacionais movidos a biogás e biometano, vamos continuar a missão de guiar os clientes nesta transição sustentável e dobrar a participação desta solução neste ano”, explica Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Potência da Scania no Brasil.

Serviços

Ciente de que as necessidades do mercado mudam constantemente e na busca por surpreender o cliente, a Scania investe regularmente em atualizações e antecipação de tendências para manter seu portfólio sempre eficiente. A conectividade é a base de tudo. As principais opções oferecidas são a conectividade por meio dos pacotes Análise e Desempenho, Programa de Manutenção Premium Flexível, PMS Fleet Care (com gestor de frota dedicado para a empresa), Serviços Dedicados – estrutura da Casa Scania dentro das instalações do cliente – e Driver Services (treinamento).    

Em resposta a esses investimentos, a área de Serviços da Scania foi fundamental no desafiador ano de 2020 com a chegada da pandemia da Covid-19. A preparação, o treinamento e a agilidade da rede de concessionárias para continuar atendendo aos clientes de forma segura, dentro dos novos padrões, foram um divisor de águas para manter os negócios dos clientes em operação. A Manutenção Flexível Scania e as modalidades de programas que cobram apenas por km rodado fizeram a diferença no bolso do cliente. Toda a confiança passada ao mercado resultou no melhor ano de faturamento de serviços da história da empresa desde que chegou ao país em 1957. Para 2021, o otimismo permanece e a fabricante crê em aumento de 38% nas vendas de programas de manutenção, além de comemorar a marca de 40 mil veículos conectados. 

Para este ano, há outras metas como a previsão de um aumento de 26% do portfólio (carteira de planos ativos) de Programas de Manutenção Scania (PMS) – objetivo de 22.600 unidades –, ter 46% dos caminhões novos comercializados com alguma modalidade de PMS inclusa, sendo deste total 70% com planos flexíveis, e que os veículos conectados cheguem a 50 mil (acréscimo de 30% sobre 2020).

Em relação à rede de concessionárias, a Scania anuncia a abertura de 10 novos pontos de atendimento, que se somam aos sete inaugurados em 2020. Atualmente, são 155 pontos de atendimento entre filiais, matrizes, estruturas dentro dos clientes e atendimentos remotos, que cobrem 100% do território nacional. Todos os pontos de atendimento seguem o rigoroso processo de padronização global, em que o cliente tem o mesmo nível de atendimento independente de onde esteja e sempre uma atenção dedicada a sua necessidade. Além disso, segue o processo de digitalização da rede para melhorar e agilizar todos os processos de oficina, garantindo mais disponibilidade para os clientes. A digitalização traz uma maior gama de informações sobre os produtos e necessidades dos clientes, e propicia que cada atendimento seja único.

O balanço de 2020 teve o portfólio de Programas de Manutenção Scania (PMS) aumentado em 12% em comparação a 2019. O revolucionário programa com planos flexíveis, em que o próprio caminhão avisa quando deve parar, representou 60% do portfólio. “O que comprova a maturidade do mercado com essa solução que vem aumentando a rentabilidade do cliente, e se mostrou tão importante no momento da pandemia, quando, de fato, o cliente só pagou pelo que rodou e fazendo a manutenção na hora certa”, salienta Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil.

Já os Serviços Conectados completam a importante marca de 40 mil veículos ativos numa alta de 35% sobre 2019. Do total, 94% são caminhões (37.628) e 6% ônibus (2.372). No mundo, a Scania já possui 500 mil veículos conectados. “Começamos a conectar os produtos em janeiro de 2017 e já chegamos a este volume expressivo em pouco tempo. O que significa que são diversos clientes traduzindo em dinheiro no bolso os dados e análises gerados em cada viagem. Muitos estão usando a conectividade para mudar o formato da gestão de seus motoristas e trazendo a digitalização como fator preponderante para aumentar a rentabilidade da empresa”, diz Montanha.

Dos 40 mil veículos ativos, 17 mil utilizam o pacote Desempenho (pago e mais completo), alta de 9% sobre 2019, e que representa 42% de toda frota. “Os clientes do Desempenho são aqueles que investem porque acreditam no custo-benefício da ferramenta, e também na diminuição de custos como combustível, desgaste de pneus e manutenção, que são consideráveis na vida útil do produto. Cada vez mais, muitos deles também adquirem com um foco adicional na redução das emissões de CO2”, analisa Montanha. Ainda em 2020, muitos clientes já aderiram ao novo pacote de conectividade, o Avaliação do Motorista, atingindo a marca de 1.800 veículos ativos com esta solução, ou 4,5% da frota ativa. O volume restante é do pacote Análise.