A pandemia do novo coronavírus criou uma estrada de mão dupla entre a Metso Outotec e seus clientes. Ao contrário de muitos setores, a mineração manteve-se operacional para atender demandas internas e à alta internacional por commodities. Mas, mesmo ativo, o segmento adotou protocolos rígidos de segurança para evitar a contaminação ou disseminação do coronavírus. Os procedimentos foram aplicados também nos parceiros como a Metso Outotec, que acabou usando a experiência de seus clientes para melhorar suas próprias iniciativas.
“Pudemos ver isso em várias áreas, mas com destaque para a oferta de serviços”, explica Aline Dornas, gerente de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da Metso Outotec. Ela ressalta como bom exemplo os contratos de serviços de longo prazo e com um escopo que envolve a própria operação da planta de processamento do cliente. “Essa modalidade de serviços mais do que dobrou sua demanda em 2020 e foi o pilar para aprendermos a otimizar os trabalhos nas operações dentro da casa dos clientes e utilizar recursos e competências com foco no aumento de produtividade com segurança, incluindo ferramentas de suporte de comunicação remota”, explica.
Segundo Aline, um dos focos foi a orientação aos profissionais da Metso Outotec, que operam as plantas de processamento. Foram organizados vários eventos e campanhas de segurança no ano passado, em sua maior parte, de forma online. As orientações são personalizadas para os profissionais e estão alinhadas com a metodologia de trabalho das mineradoras. “Focamos nas lideranças de segurança, com atuação diariamente em campo, para que ajam de imediato e antes que qualquer situação de risco aconteça ou se amplie”, argumenta.
A experiência com a pandemia envolveu várias ações que foram amadurecidas ao longo de 2020. O momento mais delicado aconteceu em março, no início da pandemia. Nessa fase, as iniciativas envolveram a adoção do regime de trabalho em home office para as áreas administrativas e o revezamento para as equipes de campo que não poderiam deixar de ter contato direto com os clientes. No primeiro momento envolveu ainda a familiarização com ferramentas virtuais de comunicação que suportaram a realização da semana de segurança do trabalho (Sipat) totalmente virtual. “Uma experiência nova e surpreendente”, segundo ela.
Para as equipes dos contratos de serviços, que continuaram em campo, as ações incorporaram os protocolos dos clientes, incluindo a troca de máscaras de duas em duas horas e o uso de veículos adaptados com divisórias de plástico para evitar o contágio do coronavírus, entre outras ações preventivas. A conscientização no ambiente de trabalho, de acordo com Aline, favoreceu a disseminação de boas práticas para outras fronteiras. “Eles levaram as orientações para a família, o que foi e está sendo muito positivo”.
A gerente também acredita que houve um fortalecimento do profissional de segurança do trabalho e meio ambiente. Embora a segurança sempre tenha sido encarada como um pré-requisito em operações de campo, a pandemia amplificou os cuidados e mostrou que a colaboração entre os técnicos de segurança e os líderes de operação é uma estratégia vencedora. “O foco não é parar a planta de processamento, mas identificar possíveis problemas e trazer alternativas para solução. As ações de prevenção da Covid-19 ajudam a melhorar o desempenho em contratos e isso é crucial para todos”, reforça Aline.
Entre as iniciativas que ela acredita que devem continuar durante 2021 e mesmo até após a pandemia seguiremos com o uso de ferramentas online, principalmente em campanhas de segurança e outros treinamentos. A Metso Outotec tem estudado profundamente os contratos de serviços através de indicadores análises de processos em campo, assim como troca de experiências com colegas e equipes das unidades do Chile e do Peru.
“Os contratos de serviços são bons exemplos para a empresa desenvolver juntos aos clientes melhores práticas, utilizar ferramentas inovadoras que permitam o processo de melhoria contínua dos processos”, finaliza.