Ressaltando seu compromisso com o meio ambiente e ciente da urgência para combater as mudanças climáticas, a Schneider Electric Brasil estabeleceu uma nova política de abastecimento veicular para seus colaboradores: a partir de agosto, o Ticket Combustível (benefício e comercial) será válido apenas para etanol.
A medida, válida para toda a frota da Schneider Electric no Brasil, representa a união da companhia às iniciativas do Climate Group e sua contribuição com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. Com isso, a empresa proporcionará uma redução aproximada de 550 toneladas de CO2 por ano, tendo em vista que a utilização do etanol possibilita uma redução de até 90% da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) em relação à gasolina.
“Esse é o início de uma grande transformação na companhia. Até 2030 esperamos que 100% da nossa frota tenha mobilidade elétrica. Sabemos que esta é uma meta ambiciosa, mas é essencial para melhorar a condição de vida do planeta e minimizar os efeitos das mudanças climáticas”, afirma Mathieu Piccin, diretor de Energy e Sustainability Services na Schneider Electric para a América do Sul.
Além da nova política de abastecimento, para reforçar internamente a importância da descarbonização e de ações sustentáveis, a Schneider criou o programa Zerei. O objetivo da iniciativa é conscientizar os colaboradores sobre sua própria pegada ecológica, incentivando o “carbono zero”. Desse modo, todos os funcionários da empresa no Brasil podem participar do projeto de maneira voluntária. A ação conta com o auxílio da ferramenta desenvolvida em conjunto com o Global Footprint Network para o Dia de Sobrecarga da Terra e, também, com o Game Zerei, feito em parceria com a Escape 60.
Reforço do compromisso com a sustentabilidade do planeta
As ações reforçam o título de empresa mais sustentável do mundo, atribuído a Schneider Electric, no início do ano, pela Corporate Knights, empresa canadense de análise e pesquisa.
Esse reconhecimento também pode ser representado pelo Projeto Carbono Zero, uma parceria com seus mil principais fornecedores — que representam 70% das emissões de carbono da companhia — para reduzir pela metade as emissões de CO2 das operações até 2025. A iniciativa faz parte das metas de sustentabilidade da Schneider para 2021-2025 e é um passo concreto no sentido de limitar o aumento das temperaturas médias globais a 1,5°C ou menos até 2100, conforme previsto no Acordo de Paris.
No programa, a Schneider fornecerá recursos aos participantes para ajudá-los a definir e atingir as próprias metas de redução de carbono, como a quantificação de suas emissões de CO2 com as ferramentas digitais da empresa. Além disso, o Projeto Carbono Zero permitirá o intercâmbio de melhores práticas com colegas e parceiros para acessar outras soluções inovadoras para a descarbonização.