BNDES apoia construção de três novas linhas de transmissão

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 166 milhões para a Energisa Tocantins Transmissora de Energia (Grupo Energisa) melhorar ainda mais a qualidade do fornecimento de energia na região metropolitana de Palmas (TO). A iniciativa vai beneficiar cerca de 500 mil consumidores, gerar 1.400 empregos diretos e 4.000 indiretos durante as obras, além de outros 45 postos diretos e 150 indiretos permanentes na fase de operação.

O projeto, que envolve a implantação de três linhas de transmissão, a construção de uma subestação no Estado do Tocantins, além da ampliação de outras duas já existentes nos estados de Tocantins e Bahia, permitirá o escoamento de cerca de 390 MW de energia proveniente do potencial hidráulico e fotovoltaico da região, o que daria para abastecer cerca de 900 mil domicílios. Os recursos do BNDES correspondem a 25% do montante total de investimento alocado no projeto do Grupo Energisa, de R$ 660 milhões.

 “A melhora dos serviços de eletricidade, em termos de segurança, confiabilidade e estabilidade do fornecimento, contribui para a qualidade de vida e dos empregos das populações atendidas”, destaca Petrônio Cançado, Diretor de Crédito à Infraestrutura do BNDES.

“Além de fornecer energia de qualidade, a Energisa vem se consolidando como uma empresa completa de soluções energéticas. Para isso, desempenha um papel primordial na transição para a economia de baixo carbono e para uma matriz energética limpa, com forte atuação para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal”, afirma Maurício Botelho, CFO da Energisa.

A linha utilizada foi a BNDES Finem, programa de financiamento voltado a projetos de investimento em geral em praticamente todos os segmentos econômicos, tendo como um dos principais critérios de avaliação os benefícios sociais dessas iniciativas. As condições financeiras oferecidas também estão associadas às prioridades de apoio do BNDES.