A Schwing-Stetter introduziu no mercado brasileiro um produto que faz sucesso na Europa: a autobetoneira AM9C3 UltraEco, com nove metros cúbicos de concreto de capacidade nominal, o que significa o transporte efetivo de oito metros cúbicos de concreto, com segurança e economia, mesmo em situações de alta inclinação em aclives ou declives.
Como explicou o Sílvio Amorim, CEO da empresa – durante o lançamento da AM9C3 UltraEco, na sede da empresa em Mairiporã (SP), em coletiva de imprensa – o equipamento chega no momento ideal, em que “o mercado começa a ver a necessidade de ter taxas de lucratividade”. Somou a isso a demanda por parte de concreteiras e construtoras brasileiras por qualidade, eficiência e produtividade no carregamento, na produção e no transporte de concreto, respeitando os limites de peso promulgados pela Lei da Balança.
“A Lei da Balança estipula que o peso do caminhão-betoneira, somando à carga de concreto, não pode exceder o peso bruto total combinado (PBTC) para o transporte deste tipo de material. Desse modo, o equipamento da SCHWING-Stetter é a melhor opção para essa atividade, ao pesar apenas 3.250 kg, que o torna o mais leve do mercado”, reforçou Daniel Silva, da área de Treinamento da Schwing-Stetter, ao fazer a apresentação do equipamento em evento para clientes e imprensa.
Essa característica resulta do design inteligente criado pela equipe da Stetter na Alemanha. A estrutura da AM9C3 UltraEco conta com aços especiais de alta qualidade, que possibilitam reduzir o peso ao mesmo tempo em que se mantém a estabilidade e a robustez, peso otimizado na traseira e extensores de descarga em plástico.
O sistema de transmissão escolhido é significativamente mais leve, e apresenta como benefícios a redução de paradas para manutenção e o trabalho em locais de difícil movimentação e acesso. Já as espirais de mistura são precisamente conformadas seguindo o contorno do tambor para serem instaladas e soldadas sem tensão. Este procedimento patenteado alivia o estresse nas costuras de soldagem e aumenta a vida útil das espirais.
A autobetoneira é acoplada a um caminhão 8×4, com baixo peso próprio. Ele tem como diferenciais o 4º eixo direcional dianteiro, que diminui o arraste dos pneus e permite manobras em raios curtos, como ocorre frequentemente nos canteiros de obras, e os entre-eixos com distância de 4.550mm, ideal para melhor distribuição de peso na betoneira.
A AM9C3 UltraEco apresenta ainda um atributo essencial para os diversos tipos de projetos que é ser a mais resistente nesse segmento, pois o balão e as pás de mistura são construídas em Hardox – aço especial de alta resistência à abrasão, aumentam a robustez de sua estrutura, sua vida útil e oferece maior durabilidade e resistência ao desgaste do segmento.
Para utilizar esse tipo de aço, é preciso que a fábrica possua ferramentas e máquinas especiais, a fim de aplicar todo o potencial do material na construção do equipamento. Desse modo, a SCHWING-Stetter reafirma seu compromisso para o desenvolvimento de produtos inovadores, tanto é que este equipamento está consolidado no mercado mundial, com mais de 111 mil unidades comercializadas.
Além de todos esses aspectos, a AM9C3 UltraEco beneficia o meio ambiente, ao apresentar alta economia de combustível. Já no quesito produtividade e rentabilidade, a autobetoneira possui baixa manutenção e pode ainda se tornar mais leve para aumento da carga útil de transporte, carregamento e produção de cimento. Isso porque é possível customizar o equipamento com dois acessórios: o tanque de água pressurizada em alumínio e as escadas de acesso em alumínio.
Desde o lançamento, em 11 de novembro, o equipamento já está à disposição do mercado.