A Ford iniciou um programa de testes da E-Transit, versão elétrica da Transit, nos Estados Unidos, em parceria com grandes frotistas que vão rodar com unidades de pré-produção do veículo antes da sua chegada ao mercado local, no início de 2022. Iniciativa semelhante está sendo desenvolvida também na Europa.
As empresas participantes são de diferentes segmentos, desde locação, entregas, serviços e manutenção até telecomunicação e concessionárias. Além de testar o desempenho da van elétrica, elas poderão identificar as melhores rotas e experimentar as soluções de carregamento e gerenciamento da frota desenvolvidos pela Ford Pro, nova divisão de veículos comerciais da marca, que este ano iniciou suas operações também no Brasil.
“Nossos clientes estão nos dizendo que têm objetivos ambiciosos de sustentabilidade e redução das emissões de carbono na sua frota com a integração de veículos elétricos”, diz Ted Cannis, CEO da Ford Pro. “A E-Transit e o ecossistema Ford Pro, especialmente as soluções de carregamento, têm um papel chave na conquista desses objetivos sem atrapalhar os resultados dos seus negócios.”
Primeira van elétrica de uma grande montadora na América do Norte, a E-Transit foi projetada para atender vários tipos de aplicação com oito configurações, incluindo uma versão de carga com três alturas de teto e três comprimentos, além da versão chassi-cabine.
A Ford desenvolveu também ferramentas de software para otimizar a operação da E-Transit, usando o sistema de conectividade Ford Pro E-Telematics. Além de fornecer informações dos veículos em tempo real, como autonomia, alertas, monitoramento e histórico de carga, ele permite rastreamento, configurações e programação da bateria para economizar energia e maximizar o alcance.
Já o sistema Ford Pro Charging traz ferramentas completas para a recarga do veículo, seja em rede doméstica, pública ou da própria empresa, de acordo com as necessidades operacionais da frota. Se o motorista recarrega o veículo à noite em casa, por exemplo, o sistema gera relatórios para simplificar o reembolso.
Para carregamento público, a Ford dispõe da maior rede da América, a BlueOval Charge Network, com mais de 19.500 estações e 63.000 plugues em todo o país. Para recarga nas empresas, ela desenvolveu equipamento e software de monitoramento que evitam o custo maior de energia nos horários de pico.
“Mais do que fornecer veículos elétricos, a Ford Pro está ajudando as empresas a encontrar as melhores soluções para o gerenciamento de energia e da frota”, diz Cannis. “Nossos serviços abrangem o veículo e todo o ambiente operacional do negócio, que é a única maneira de aderir aos veículos elétricos. Qualquer outra abordagem seria prejudicial para o resultado financeiro dos negócios.”