A Unipar – listada entre as líderes na produção de cloro, soda e PVC na América do Sul – dá mais um passo na sua estratégia de expansão e fortalecimento de seu posicionamento no mercado. A companhia investirá aproximadamente R$ 100 milhões para instalação de um novo eletrolisador para produção de cloro e soda cáustica e também implantação de um forno de ácido clorídrico.
“Este é um projeto de expansão de capacidade sustentável com captura de carbono. Ele usará energia renovável limpa para produzir cloro, soda cáustica e gerar hidrogênio verde que, por sua vez, será usado como insumo na produção de ácido clorídrico” explica Rodrigo Cannaval, Diretor Executivo de Operações da UNIPAR.
“Além do uso de energia renovável limpa em todo o processo de produção, este projeto tem mais um benefício ambiental que é o calor gerado pela reação na produção de ácido clorídrico e será aproveitado para a produção de vapor para uso na unidade. Substituindo o consumo de gás natural e reduzindo em mais de 2 mil toneladas por ano a emissão de carbono”, complementa Cannaval.
Com início estimado da operação no 2º semestre de 2023, o projeto de expansão está em linha com a estratégia da UNIPAR, que tem como objetivo o crescimento sustentável em todas as dimensões: financeira, ambiental, responsabilidade social, saúde, segurança, relações institucionais, comunicação e governança.
O projeto de expansão sustentável será realizado na planta industrial de Santo André, em São Paulo, aumentando a capacidade produtiva de cloro e soda cáustica em aproximadamente 15% na localidade e a produção de ácido clorídrico em 15% da UNIPAR no Brasil. A capacidade instalada da Unipar para produção de cloro, soda e ácido clorídrico no Brasil chegará a 545 mil toneladas/ano, 615 mil toneladas/ano e 755 mil toneladas/ano, respectivamente.
A nova produção de cloro será direcionada para o processo de transformação para ácido clorídrico, viabilizando a entrada de mais 90 mil toneladas para o mercado.
O ácido clorídrico é utilizado para atender, principalmente, os segmentos de saneamento (tratamento de água), com importante dimensão social, além de outros como siderurgia e mineração, indústria de alimentos, biodiesel, química e petroquímica, mas também em novas aplicações, como no setor sucroenergético, para a produção de açúcar e álcool.
O ácido clorídrico é uma solução que apresenta benefícios para as indústrias porque não tem riscos de entressafras e tem boa estabilidade de preços, pois é regulado de acordo com o mercado nacional.
O ácido clorídrico é essencial para eliminar a presença de microrganismos que surgem e são prejudiciais ao processo de fermentação do mosto, uma mistura açucarada destinada à levedação alcoólica feita com o resultado da moenda da cana. A etapa é necessária para toda a cadeia produtiva, também responsável por derivados, como biogás e biometano (ambos concorrentes do gás natural), plásticos e princípios extraídos da cana-de-açúcar, usados como base na produção de cosméticos.
A Unipar também reforçará a oferta de soda vendendo o produto diretamente ao mercado, atendendo indústrias como as de produtos de limpeza e higienização, papel e celulose, entre outras. Outro benefício do investimento para expansão da produção e novos equipamentos em Santo André será em ganho de eficiência operacional nas manutenções da unidade de VC na mesma planta industrial. Ela passa a operar mais dias no ano, tendo impacto positivo na produtividade.
O movimento de expansão orgânica está linha com a estratégia baseada na ampliação da excelência operacional em suas três fábricas – Cubatão e Santo André, em São Paulo, e Bahía Blanca, na Argentina. Este movimento visa expandir a produção. A companhia mantém seu foco também de buscar alternativas de crescimento por aquisições green field, parcerias e novos negócios.