Durante a Agrishow, os responsáveis pelo Pavilhão Italiano, montado com suporte da ICE, agência para a internacionalização das empresas italianas, vinculada ao Departamento para a promoção e intercâmbios da Embaixada da Itália, divulgaram aos empresários brasileiros a EIMA International 2022, uma grande exposição de máquinas agrícolas mundiais, agendada para Bolonha, no período de 9 a 13 de novembro próximo. A EIMA oferece a oportunidade de consolidar a cooperação ítalo-brasileira no setor de máquinas agrícolas, que já é particularmente sólida na atualidade, marcada pelo dinâmico cenário brasileiro e pela evolução das exportações italianas de máquinas agrícolas, que, em 2021, ultrapassaram 37 milhões de euros, atingindo o ponto máximo desde 2017.
Fábio Ricci, vice-diretor geral da Federação Nacional de Construção de Máquina de Agricultura (Feder Unacoma), responsável pela realização da EIMA International 2022, ao olhar para esse cenário, enxerga “boas oportunidades para fortalecer a parceria econômica entre os dois países, pois oferece às empresas italianas de máquinas agrícolas um mercado crescente”. Sendo assim, a colaboração ítalo-brasileira, que é sólida justamente no setor agromecânico, fez com que em 2021 os fabricantes italianos vissem as suas participações de mercado se consolidarem, posicionado a Itália – segundo a Agência ICE – como o sexto fornecedor de máquinas agrícolas em âmbito global.
“Esta colaboração foi reforçada ao longo dos anos também graças à Agência ICE que apoia as empresas italianas com iniciativas que visam a aumentar a internacionalização, a exemplo de há mais de 20 anos estimular a participação coletiva na Agrishow, que, nesta 27ª edição contou com a presença de 17 empresas participantes”, comemorou Ricci, destacando que “as exportações italianas de tratores quase duplicaram de valor, passando de 4 para 8,1 milhões de euros. Valores crescentes são também registados pela maior categoria de equipamentos e veículos automotores, que vê as exportações aumentarem de 15,3 para 29,3 milhões de euros. Globalmente, o valor das exportações italianas de máquinas agrícolas ultrapassa os 37,4 milhões de euros em 2021 (19,4 em 2020), atingindo o seu máximo desde 2017.
Ricci baseia-se em relatório recente da Agência ICE, escritório de São Paulo sobre o setor de mecânica agrícola que destaca entre as oportunidades mais interessantes para a cooperação ítalo-brasileira “os investimentos em tecnologias de última geração, especialmente aquelas relacionadas à agricultura 4.0. Justamente por isso, uma feira como a EIMA International, que oferece gama completa de soluções para cada modelo de agricultura e que tem seu ponto forte na inovação tecnológica, representa o lugar natural para consolidar essa cooperação. Por outro lado, o grande evento de Bolonha já é hoje um ponto de interesse para os compradores brasileiros, que, nas edições pré-Covid reuniram-se em delegações particularmente numerosas, graças também ao apoio da Agência ICE (mais de 600 presenças em 2014, 2016 e 2018), resultando o mais representativo país das Américas do Sul e do Norte, imediatamente depois dos EUA”.
A próxima edição do EIMA Intemational oferece aos produtores brasileiros um leque ainda maior de iniciativas que inclui, além das tradicionais reuniões business to business organizadas em colaboração com a Agência ICE (com base no interesse nos vários tipos de produtos), urna iniciativa especial envolvendo a rede diplomática italiana e um plano específico, denominado ‘Special Guest’. Este plano, concebido pela FederUnacoma no ano passado, oferece inúmeras facilidades destinadas a otimizar a estadia em Bolonha e a visita à feira para um número selecionado de convidados estrangeiros. “Para os empresários brasileiros , certamente são de interesse as iniciativas dedicadas ao tema da inovação que, para a edição 2022 da EIMA Intemational, apontam à valorização dos eventos programados no âmbito da Mostra Digital. Entre as novidades deste ano – conclui o vice-diretor geral da a associação dos fabricantes de máquinas agrícolas – destacam-se os espaços EIMA Robot e Path 4.0, dedicados ao terna da automação e digitalização das práticas agrícolas.