Durante a Feimec 2022, a ARO – marca de bombas da Ingersoll Rand – lançou no Brasil a bomba de diafragma elétrica EVO Series.
De acordo com a empresa, a novidade traz recursos exclusivos nunca antes disponíveis em uma solução de bomba. Isso porque a nova bomba de diafragma de deslocamento positivo acionada eletricamente combina as melhores tecnologias das bombas de diafragma operadas a ar da série EXP.
“O novo equipamento concilia a versatilidade de uma bomba de diafragma com a eficiência e controlabilidade de outras bombas de deslocamento positivo”, explica Edna Salustiano, líder global de produtos para bombas de diafragma elétricas EVO Series: “Ou seja, pega o melhor de todas as tecnologias e as combina em uma, garantindo um nível inédito de confiabilidade, controlabilidade e eficiência”.
A Bomba de Diafragma Elétrica EVO Series foi projetada para muitas aplicações e condições, especificamente em processamento químico, tratamento de água e efluentes, papel e celulose e manufatura geral.
O conjunto exclusivo de tecnologias visa garantir operações com mais segurança, controle, versatilidade, desempenho e eficiência. Entre as tecnologias presentes na bomba de diafragma elétrica EVO Series, destaque para a segurança possibilitada pela capacidade de True Deadhead, que desliga a bomba em segundos após fechamento da válvula); detecção de vazamento integrada e contenção secundária de vazamento; e o controle resultante do codificador integrado ao motor e controlador de série; capacidade integrada de controle e monitoramento; e o fato de poder ser controlada com um PLC ou através de dispositivos analógicos.
Somam-se a essas características a versatilidade que permite ao usuário escolher entre 5 materiais de construção diferentes -– aço inoxidável, ferro fundido, alumínio, polipropileno ou polipropileno condutivo –
passíveis de lidar com os fluidos mais agressivos e corrosivos; o desempenho proporcionado por design exclusivo de 3 câmeras e pelo diafragma multicamadas Inovador desenvolvido exclusivamente para a EVO Series Bomba de Diafragma Elétrica; e a eficiência, pois a bomba é completamente elétrica e não requer sistema de ar comprimido.