Com o avanço da tecnologia, empresas de todos os setores precisaram investir em transformação digital para atender de forma eficiente a exigência de seus clientes. Na Rech – listada entre as principais redes de peças para máquinas agrícolas e pesadas do País –, o cliente tem a opção de escolher a melhor forma de comprar e receber o seu produto dentre os mais de 50 mil itens de seu portfólio. A rede comercializa as peças nas lojas físicas espalhadas pelas principais regiões do país, pelo e-commerce e pelo canal de vendas remota, em uma plataforma omnicanal integrada. Esse modelo de atendimento foi um dos destaques da Rech durante a sua estreia na Agrishow.
A companhia também apresentará sua marca como proposta de modelo de franquia para empresários que querem investir no agronegócio. Segundo gestor de Expansão e Franquias da Rech, Juliano De Stefani, durante os 5 dias de feira, o estande da companhia contará com a presença de especialistas que irão mostrar a melhor forma de investir em um dos setores que mesmo em momento de retrocesso econômico e desafios durante o período crítico da pandemia se mostrou resiliente, continuou crescendo e gerando emprego.
“Apesar dos desafios impostos pela pandemia, a Rech manteve crescimento acelerado nos últimos anos porque os setores de atuação da companhia, como o agronegócio, construção civil, pavimentação e mineração são importantes locomotivas de desenvolvimento econômico do Brasil”, afirma o executivo.
Para se tornar um fraqueado da marca Rech, o investimento necessário será a partir de R$ 800 mil podendo chegar a R$ 1,5 milhão dependendo do tamanho e localização da loja. O valor inclui um mínimo de produtos para início e padronização da estrutura física no layout da companhia. A metragem média necessária para a instalação da loja é de 500 metros quadrados acima, e o faturamento previsto pode chegar a R$ 24 milhões ao ano. O franqueado que optar em investir em uma unidade da Rech, receberá todo o suporte necessário para a implantação. O retorno do investimento pode variar de 12 a 24 meses dependendo da performance do franqueado.
A gerente de marketing da Rech, Fabiola Molteni, afirma que com a estratégia de reforço das operações digitais e de expansão através das lojas físicas próprias e franquias, a rede além de diversificar geograficamente sua operação, está conquistando cada vez mais espaço no mercado especializado de peças para máquinas agrícolas e pesadas. “A exposição da Rech nas principais feiras do país é também uma forma de identificar outros mercados com grande potencial para a venda de peças”, finaliza.
Fundada em 1994 em Sinop (MT), a Rech conta com 46 unidades espalhadas pelas principais regiões do país e está revolucionando a maneira de comercializar peças. Apesar dos desafios dos últimos dois anos, a empresa conseguiu manter a disponibilidade de peças para seus clientes e expandir o número de unidades em todo o país. A estratégia bem desenhada faz parte do plano de expansão do Aqua Capital, investidor da companhia desde 2018 e o maior gestor de fundos de private equity especializado em agronegócio da América Latina.