- 1 – Revisar e construir novos modelos e processos comerciais, criando formas mais inteligentes (e rentáveis) de fazer, utilizando a tecnologia como meio e não como fim para obter essa melhoria. Fundamental colocar o cliente no centro. Criar um comitê de trabalho, formado por representantes de várias áreas da empresa, que de forma direta ou indireta serão beneficiadas e impactadas em sua rotina pelo projeto nascente.
- 2 – Criar a melhor sinergia entre todos seus ativos digitais, desenvolvendo melhores formas de usar fatos e dados a favor do seu negócio: é normal que muitas iniciativas já existam hoje na sua empresa, mas nem todas conversam entre si. A ideia é aproveitar cada uma delas, colocando-as juntas para trabalhar, ganhando força no conjunto e não na ação isolada.
- 3 – Dar total atenção às questões tributárias: não é possível improvisar quando se fala deste assunto. Desde o começo, é imprescindível colocar junto a área responsável por este tema para que ela oriente as regras de negócio. É muito difícil ajustar estas questões depois, após o Go Live.
- 4 – Observar os processos logísticos: dependendo do modelo comercial escolhido, pode haver impacto na forma como se opera a logística da empresa. Se o modelo passa a ser, por exemplo, atendimento de cliente final pessoa física, uma demanda de trabalho que até então não existia na operação, há talvez formas diferentes de se atender na logística a esses pedidos, gerando impacto no todo. É preciso considerar, conforme o modelo, se utilizaremos a operação atual (ajustando-a) ou se será contratado um terceiro para este fim.
- 5 – Melhorar ou aprimorar seus canais de relacionamento: de forma parecida com o impacto logístico, conforme o modelo comercial proposto no projeto, pode haver necessidades novas de atendimento ao cliente, seja ele interno ou externo. É preciso desenhar e antecipar essas necessidades para que não haja ruído no relacionamento, que é um dos pontos fundamentais de uma estratégia empresarial de sucesso.
- 6 – Antecipar e gerenciar eventuais conflitos de canal, com excelente comunicação e treinamento da sua força de vendas. Uma coisa é fato: em alguma instância, haverá conflitos, sejam de ordem interna ou externa.
Fonte: Rodrigo Maruxo – consultor e especialista em Business Excellence, que em julho lançou um e-book gratuito onde apresenta os conceitos, as estratégias e dá dicas sobre o tema