A visão do usuário fornecedor

No setor de bens de capital mecânico o papel de fabricante e cliente nem sempre é muito delimitado, afinal, máquinas são utilizadas para fabricar outras máquinas, componentes, peças de reposição etc.

Desse modo, o setor representado pela ABIMAQ adquire equipamentos e máquinas de parceiros na Entidade para fabricar peças e componentes, sendo muitas vezes clientes de seus clientes. Mesmo com a alternância desses papéis há empresas que são mais consumidoras do que fornecedoras, pois produzem para indústrias de outros segmentos econômicos.

Esse grupo de consumidores-fornecedores é formado por fabricantes de instrumentos de medição, soluções de automação, componentes eletrônicos e pneumáticos, motores, compressores, filtros, válvulas, assim como fluidos de usinagem, entre muitas outras atividades.

Nesse contexto, as máquinas-ferramenta são fundamentais “para o mercado de fabricantes de peças porque fabricam as peças”, define Hiram Freitas Andreazza – diretor Industrial da SEW-Eurodrive Brasil – e explica: “A SEW tem todos os processos produtivos, como torneamento, fresamento, retífica de dentes, torneamento de aço, centros de usinagem de ferro fundido, retíficas cilíndricas. No nosso parque fabril, temos todos os processos de usinagem para qualquer tipo de material, como aço inox, ferro fundido, alumínio etc. Estamos sempre investindo em tecnologia, aumentando sua capacidade produtiva e sua produtividade. Fazemos peças cada vez mais rapidamente, através de usinagem de precisão”.

Por outro lado, como fabricante de redutores industriais, motorredutores e motores elétricos, conversores de frequência e equipamentos para a indústria 4.0, que atendem ampla diversidade de máquinas e equipamentos, a SEW fornece soluções completas a partir de análise da aplicação e das necessidades do cliente, em atendimento as indústrias 4.0, desde o produto eletrônico, passando pelo motor elétrico e redutores de portes até 70 toneladas e por veículos autônomos AGV, recentemente incorporados no portfólio e que passam a ser fabricados no Brasil.

Precisão – Com mais de 5.000 produtos em seu portifólio, desde instrumentos manuais, equipamentos, máquinas tridimensionais, até softwares de medição 3D e de gerenciamento de dados, serviços de assistência técnica, pós-vendas, medição de peças e de laboratório de calibração acreditado RBC, a Mitutoyo mantém-se “em sintonia com o mercado e com a indústria 4.0, para o qual temos os segmentos de serviços de medição de peças, laboratórios de calibração e treinamentos em metrologia”, comenta Katia Souza, gerente de Marketing da empresa que está comemorando 50 anos de presença no mercado brasileiro.

Resolver o problema de medição através das soluções e aplicações que se tornem produtivas e com rápido retorno do investimento. Os investimentos são contínuos e nos últimos quatro anos toda a linha de produtos da Mitutoyo foi reestilizada e novas tecnologias foram lançadas para que as medições fiquem mais rápidas e produtivas.

Essas inovações possibilitam a medição em ambientes agressivos, diretamente no chão de fábrica”, anuncia a gerente de Marketing da Mitutoyo, ao listar outros produtos da empresa focados em tecnologia de transmissão de dados, como máquina CNC de medição de circularidade, forma e rugosidade, que integra vários tipos de medição, a exemplo de forma geométrica, contorno e rugosidade superficial, todos em um e, entre outras atividades, executa medição de forma geométrica de alto rendimento e medição de precisão eficiente em praticamente qualquer peça apresentando os resultados de forma gráfica por um software específico.

Um relógio comparador digital que está sendo lançado conta com a nova função comunicação bidirecional, e, entre suas características permite conectar instrumentos ao PC e configurá-lo utilizando um software gratuito; assim como um calibrador de altura 2D, que realiza medição automática em menos de 1 minuto com exatidão de ±1,7µm e permite rápido retorno com baixo investimento.

Componentes – A Phoenix Contact, reconhecida no mercado global por produzir componentes, sistemas e soluções voltados para o futuro nas áreas de engenharia elétrica, eletrônica e automação de processos tem os fabricantes de máquinas entre seu principal segmento de atuação. Essa condição é ressaltada por Cesar Almeida, CEO da empresa, ao falar: “A utilização de máquinas na produção de bens foi fundamental para o desenvolvimento econômico global, desde a primeira Revolução Industrial, no séc. XVIII, e segue alcançado proporções ainda maiores, na constante busca por ganhos de produtividade e escala”.

A evolução das soluções é permanente, afinal “fabricantes de máquinas estão sempre na busca de bornes de placa de circuito impresso, conectores e caixas de montagem para eletrônica como alguns dos elementos-chave da construção de seus instrumentos. Com formatos cada vez menores e mais robustos no contexto da tendência para a miniaturização, precisam ser confiáveis e fáceis de manusear, além de permitir novas liberdades no planejamento de equipamentos e no design”, diz.

Atuando também junto aos segmentos de energia, eletromobilidade, indústria de processo e infraestrutura predial, smart-cities, saneamento e indústria ferroviária e atendendo as necessidades permanentes do setor industrial por modernização e flexibilidade com foco na indústria 4.0, Almeida fala sobre as mais de 100.000 unidades de manutenção de estoques (SKU) e de vários lançamentos de novos produtos que visam agregar ainda mais valor para a indústria.

Entre as novidades mais recentes, lista medidores de corrente de núcleo aberto; linha de equipamentos para gestão de energia via nuvem Phoenix Contact; programa de garantia estendido para 5 anos no uso de fontes de alimentações associadas a DPS para proteção integrada em máquinas, entre outros.

Automação – Quando o assunto é indústria 4.0, a automação, mais do que uma necessidade, é a base para que as tecnologias habilitadoras possam funcionar. De acordo com Hernane Cauduro, diretor da Metal Work, “a automação é uma jornada que a indústria está fazendo rumo à indústria 4.0. E na Expomafe isso será mostrado pelo Demonstrador de Soluções Tecnológicas da Industria 4.0, do qual a empresa participa com inovação wi-fi industrial, “uma tendência para comunicação que vai se desenvolver”.

Uma das empresas que se destaca no mundo da automação é a Pensenova Tecnologia, que soma centenas de implantações em grandes indústrias de atuação global, em especial nas áreas de pintura automatizada, solda, corte a laser, montagens, final de linha, paletização e em aplicações de tecnologias 4.0. Para atender a crescente demanda do mercado, a empresa desenvolveu um projeto modular de Célula automatizada de solda e corte a laser, que “reduz de forma significativa o tempo de programação, utilizando a programação offline e monitoramento remoto de parâmetros”, reconhece seu CEO, frisando a importância das soluções de corte e soldagem para o desenvolvimento da indústria”.