O ano de 2022 no âmbito do setor de máquinas e equipamentos está sendo marcado pelo 85º aniversário da ABIMAQ, entidade fundada em 1937 como Syndicato dos Constructores de Machinas e Acessórios Texteis de São Paulo.
Os 85 anos de atividade na defesa e na representação do setor de máquinas e equipamentos, para as empresas associadas, refletem-se, por exemplo, na disponibilização de mais de uma centena de serviços aos associados, que são atendidos por um corpo de profissionais altamente especializado e competente.
A comemoração aconteceu em 4 de agosto, durante a posse do Conselho de Administração para o período 2022-2026. Com o auditório da sede da Entidade lotado por representantes das empresas associadas, lideranças empresariais e autoridades diversas, Gino Paulucci Júnior foi empossado como presidente do Conselho de Administração da Entidade, em substituição a João Carlos Marchesan, que permanece no CA. A chapa eleita agrega mais de 160 empresários do setor de máquinas e equipamentos em torno de um objetivo comum: a representatividade e o fortalecimento das mais de 1.700 indústrias associadas, com reflexos para um universo composto por cerca de 9.000 empresas.
Na ocasião, João Carlos Marchesan apresentou um balanço de seus seis anos de gestão, afirmando “encerro minha missão, mas reitero meu compromisso com o setor de máquinas e equipamentos, permanecendo como 1º Vice-Presidente na próxima gestão, ou seja, vamos continuar lutando”.
“As mudanças mais representativas nesses 85 anos são relativas à compliance e ao compromisso assumido por todos os associados e colaboradores. Além disso, a entidade passou a ser propositiva”, reforçou Gino Paulucci Jr., no momento de oficialização de sua posse à frente do Conselho de Administração, agradecendo, ainda, a Marchesan, à equipe da ABIMAQ e ao Velloso (José Velloso Dias Cardoso, presidente-executivo), que é o maestro”.
A importância do setor industrial também foi destacada pelo novo Presidente do CA, afinal, para ele, “produzir máquinas é produzir fábricas. A ABIMAQ é responsável por mais de 8 mil fábricas, 400 mil empregos e faturamento de R$ 270 bilhões.