Em períodos de crise como a causada pela Covid-19, os recursos tecnológicos estão sendo cada vez mais utilizados a fim de manter a produção das indústrias em dia, uma vez que o isolamento social impede que pessoas fiquem próximas uma das outras e se comunicando da forma convencional.
Por esta ótica, a operação de máquinas que exigem intervenção humana pode ser foco de contaminação, como explica Gilberto Dick, diretor de Operações da Soma Sul, empresa que atua no ramo de codificação industrial e equipamentos de inspeção de alimentos com unidades no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Várias pessoas de diferentes turnos precisam tocar nas máquinas com as mãos para realizar operação, troca ou edição de mensagens. Assim, podem transmitir o coronavírus caso estejam contaminados. Além disso, esta operação ainda está sujeita a erros humanos, que podem causar falhas na codificação. Já com tecnologias que permitem este controle de modo remoto evita-se estas situações e auxiliam no combate à pandemia”.
Segundo ele, como solução para este cenário, a multinacional Markem-Imaje disponibiliza o software CoLOS® Factory para a codificação industrial. Esta tecnologia dispõe de diversos recursos de conectividade, que garante o gerenciamento em tempo real das linhas de produção.
“Com este software, é possível gerenciar todos as codificadoras Markem-Imaje de sua linha de produção, a partir de um único ponto, que pode ser uma tela sensível ao toque centralizada em sua fábrica, ou até mesmo em um computador remoto à distância”, conta Dick.
Além de conseguir controlar a produção à distância, o software CoLOS® Factory elimina também erros de codificação ocasionados por falhas operacionais, eliminando consequentemente perdas e necessidades de recall.
O software distribuído permite visão geral de diferentes linhas; seleção de uma linha para iniciar um novo trabalho, checar as condições de todas as linhas individualmente, ver os trabalhos que estão ativos em cada linha, ativar e desativar codificadores e impressoras, visualizar uma etiqueta a ser impressa, obter a ID do trabalho, ver quando a produção foi iniciada e a sua duração, criar grupos de impressora para as quais o mesmo trabalho é enviado, alterar configurações de impressão, realizar exportação de relatórios de atividades e emissão de relatórios de uso e disponibilidade de consumo.