Empresa focada em segurança operacional de indústrias automobilísticas, alimentícias, farmacêutica, de cosméticos e de embalagens, a Pilz do Brasil está passando pela Covid-19 sem registrar queda nos resultados.
Os motivos apontados por Paulo Fernandes – que assumiu como diretor geral da empresa em 1° de abril de 2020 – têm relação com as soluções de adequação das linhas de produção aos padrões definidos pela NR-12.
“A Pilz nasceu voltada à indústria automobilística. Com a queda na atividade das montadoras, fomos em busca de novos clientes e, desse modo, estamos mantendo nosso volume”, afirma Fernandes, frisando que algumas indústrias, inclusive, aproveitaram este momento para acelerar projetos, preparando-se para a retomada das atividades e da economia.
De acordo com Fernandes, a Pilz do Brasil está investindo também no desenvolvimento de novos mercados, como de frigoríficos e abatedouros, que têm alto índice de acidente e estão se profissionalizando até em função do aumento das exportações, além de focar na conquista de novos clientes na área farmacêutica.
“Juntas, as indústrias alimentícias e farmacêuticas devem crescer entre 5% e 7% neste ano, mesmo em um cenário de recessão global. Por isso, é possível prevermos crescer 10% em vendas em 2020, recuperando um pouco da perda de 2019, quando o resultado da Pilz ficou cerca de 20% abaixo do de 2018, inclusive devido ao ataque cibernético que a empresa sofreu, impactando no faturamento e interrompendo a curva de ascensão iniciada em 2016”, resume o novo diretor geral.
Desafio
Fernandes assumiu a Diretoria Geral da empresa no Brasil em exatamente na primeira semana da quarentena. Seu primeiro desafio foi organizar a operação da empresa para este período. “Vencemos a barreira e vimos fazendo uma escala de atendimento, porque temos estoque local e continuamos vendendo”, comemora, dizendo-se afortunado “porque o time no Brasil é unido e engajado. Também recebo um suporte extraordinário da Alemanha. Além disso, os salários da equipe foram integralmente mantidos e não foram feiras demissões”.
Com foco no atendimento a clientes, nesses três meses a empresa também criou uma nova área de treinamento e desenvolveu novas ferramentas de relacionamento com o mercado. Exemplo é a feira online realizada de 08 e 10 de junho, que reuniu aproximadamente 250 pessoas do País e do exterior, que tiveram a oportunidade de conhecer as novidades da Indústria 4.0; Segurança Industrial; Robótica e Serviços Pilz – desde a apreciação de riscos até a validação de segurança. Também foram promovidos diálogos com os profissionais da empresa, os quais apresentaram as modernas soluções disponíveis no mercado e esclareceram eventuais dúvidas.
No estande virtual, havia sala para clientes tirar dúvidas com a equipe técnica da Pilz, apresentação de lançamentos e palestras sobre temas como Indústria 4.0, sistema de controle seguro – NBR ISO 13849; segurança de pessoas em células robóticas: desmistificando o método colaborativo”; desmistificando a segurança de máquinas; LOTO – Lock Out Tag Out | energias perigosas; aplicação segura de cortinas de luz, scanners, radares e chaves de segurança; soluções NR-12 para a indústria alimentícia: aumente a disponibilidade de suas máquinas; soluções de segurança em pontes rolantes e pórtico; e soluções NR-12 para a indústria farmacêutica.
Paulo Fernandes traz para a Pilz sua experiência de mais de 15 anos no mercado, sendo os últimos 12 na Emerson, onde, entre outras, exerceu a função de diretor de Vendas para América Latina. Engenheiro eletricista, tem MBA em Gestão de Negócios pela Esamc, de Sorocaba, e está finalizando MBA em Transformação Digital e Indústria 4.0 pela PUC-RS.