Considerada a mais completa vitrine de agronegócio da América Latina e uma das três principais mostras de tecnologia agrícola do mundo, a Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação chega à 25º edição, com lançamentos e soluções para todas as atividades que englobam o agronegócio.
Entre os dias 30 de abril e 4 de maio, em Ribeirão Preto (SP), a Agrishow 2018 reunirá mais de 800 marcas do Brasil e do Exterior, nos segmentos de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, agricultura de precisão, irrigação, armazenagem, pecuária, sementes, corretivos, fertilizantes, defensivos agrícolas, insumos diversos, sacarias, embalagens, tecnologia em software e hardware, agricultura familiar, financiamento, seguro, peças, autopeças, pneus, válvulas, bombas, motores e transportes.
Além disso, a Arena do Conhecimento – sucesso em 2017 – está entre as atrações confirmadas. Os principais e maiores bancos direcionados ao agronegócio também confirmaram sua participação. O conceito de feira agrícola dinâmica, com demonstrações de máquinas, equipamentos e implementos, é concretizado na Arena de Demonstrações de Campo.
O local de exposições também recebeu melhorias. Segundo Francisco Matturro – presidente da Agrishow para 2018 e 2019 – o investimento foi direcionado à ampliação da infraestrutura de acesso à feira e aos estacionamentos, assim como à melhoria das áreas de alimentação, acessibilidade, eficiente conectividade, maior segurança e assistência aos visitantes e expositores.
No ano em que a Agrishow comemora 25 edições ininterruptas, sempre antecipando tendências e sendo palco para muitos lançamentos, a expectativa dos organizadores é de receber mais de 150 mil visitantes das cinco regiões brasileiras e do Exterior, um público altamente qualificado, formado por pequenos, médios e grandes produtores rurais, empresários e profissionais do setor, pesquisadores, acadêmicos, consultores e representantes de instituições governamentais e setoriais, e imprensa.
O evento é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no País: ABIMAQ, Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e Sociedade Rural Brasileira (SRB), e é organizado pela Informa Exhibitions.
Máquinas e implementos
Grande vitrine de demonstração de máquinas, com ênfase na atualização tecnológica. Essa característica da Agrishow estimula o setor de máquinas e implementos agrícolas a apresentar novidades a um setor que exige máquinas agrícolas cada vez mais informatizadas, automatizadas e robotizadas, capazes de gerar dados que, após enviados para análises, contribuem para a melhorar a produtividade e colocar o País em igualdade de condições com os países mais desenvolvidos na atividade.
“Desse modo, damos nossa contribuição para a excelente performance do agronegócio, concretizamos negócios”, comemora Pedro Estevão Bastos – presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA) e da comissão dos expositores da feira – destacando que as empresas associadas à CSMIA da ABIMAQ fabricam máquinas e implementos para todos os segmentos da agricultura, independentemente do porte das propriedades agrícolas, desde a familiar até as de grande porte.
A capacidade tecnológica dessas indústrias e os resultados estimulantes do agronegócio estimulam Bastos a acreditar na evolução das vendas. “Em 2016, o setor de máquinas agrícolas elevou o faturamento em 8% em relação a 2015. Já em 2017, o crescimento foi de 12% sobre o faturamento se comprado ao mesmo período anterior. A recuperação desses dois anos continuará e a Agrishow, uma vez mais, estará entre os principais propulsores da atividade das nossas empresas”, garante.