A variação do preço ao aço no mercado global afeta diretamente o custo das telhas metálicas. No entanto, além dessa commodity, outros fatores interferem significativamente na composição do valor final, tais como espessura do material, acabamento, raio de entrega.
Buscando contribuir com os seus clientes fabricantes de telhas metálicas a Esquadros lista, entre os principais fatores, a proteção da matéria-prima contra oxidação, via processos de galvanização das telhas zincadas, de aço inoxidável ou de aço carbono, e das ligas de alumínio, também conhecidas como galvalume, que somam-se aos revestimentos termoacústicos, que podem ter como componente isolante EPS, PUR, PIR, entre outros materiais, sendo que a espessura da espuma térmica, que varia de 0,30mm a 0,50mm, interferirá no custo: quanto maior, mais cara ela fica.
O equipamentos, no entanto, é o coração de todo o processo e, por isso, deve merecer atenção especial. Segundo recomendações da empresa, na hora da compra é fundamental atentar a fatores diversos, a exemplo de qualidade dos componentes eletro eletrônicos; tecnologia do IHM; tecnologia e robustez do ferramental; velocidade da guilhotina; qualidade dos componentes eletroeletrônicos e segurança.
“Adquirir um equipamento de alta performance impacta diretamente no valor final do produto processado, devido aos altos custos com excessivo consumo elétrico e manutenções constantes e complicadas”, afirma a empresa.
A Esquadros é fabricante de máquinas e equipamentos de alta tecnologia para o processamento de bobinas, contando com linhas de corte transversal, longitudinal (slitter) e combinadas (blank), configuráveis em conformidade com espessuras, larguras, propriedades dos materiais e o volume de processamento de cada cliente. No portfólio, destaque para uma linha especial de perfiladeiras para fabricação de telhas ou perfis estruturais com modelos industriais com patentes requeridas.