Alinhamento às metas e às estratégias da empresa são diferenciais

Qualificação, capacitação, aperfeiçoamento, reciclagem. Tudo isso está englobado em treinamento e desenvolvimento de pessoas (T&D) e objetiva ganhos de produtividade. Em 2017, por exemplo, segundo O Panorama do Treinamento no Brasil, o investimento por colaborador ficou na casa dos R$ 788,00. Na média, foram 21 horas de T&D por colaborador. Esses resultados mostram evolução de 21% em relação ao ano anterior.

Nessa atividade, o treinamento in company vem conquistando espaço pelas suas características. Essa ferramenta, além de ser aplicada na própria sede da organização, evitando o distanciamento do funcionário da empresa no período de treinamento, tem como seu grande diferencial a possibilidade de direcionamento do conteúdo às necessidades de cada empresa, focando suas demandas específicas. Em resposta, os resultados serão mais assertivos.

Há ganhos significativos também quanto ao aproveitamento dos participantes, pois a aplicação de técnicas adequadas à realidade do funcionário favorece a identificação e o reconhecimento de diversas situações vivenciadas no dia a dia da empresa. Assim, são efetivos os reflexos dos treinamentos no desenvolvimento da equipe, principalmente nos aspectos inter-relacionados às capacidades individuais e coletivas, num trabalho integrado, dinâmico e proativo.

Como ressalta João Alfredo S. Delgado – diretor executivo de Tecnologia da ABIMAQ – “o treinamento in company tem diversas vantagens, mas principalmente, permite a personalização com cases da empresa em seu próprio ambiente. O treinamento conjunto com a equipe reforça a importância da educação continuada e da imagem da empresa junto a seus colaboradores”.

Custo-benefício

A discussão de assuntos pertinentes ao dia a dia de trabalho, problemas recorrentes, atitudes ou diretrizes sem expor a empresa a outros players, é alinhada entre as vantagens dessa ferramenta. Segundo Carlos Trubbianelli – diretor da Camatru Consultoria e Treinamento – também é favorecida a discussão mais aprofundada das especificidades de cada equipe, “promovendo com maior eficácia a solução dos problemas e/ou o levantamento de sugestões mais efetivas e coerentes com às necessidades”, resume.

A possibilidade de direcionamento do treinamento in company às necessidades especificas de cada empresa, com desenvolvimento de pontos prioritários, torna essa modalidade mais efetiva para atendimento das metas determinadas e do planejamento da empresa contratante.

Outro benefício proporcionado pelo treinamento in company relaciona-se à interação e à integração entre os funcionários de uma mesma organização. Muitas vezes, na própria empresa (dependendo do tamanho), as pessoas pouco se conhecem ou não têm oportunidade para interagir e trocar experiências e se o treinamento abranger toda a empresa ou alguns departamentos, é favorecido network interno, potencializando os objetivos.

Agrega-se a esses benefícios, um outro aspecto que fortalece a relação custo-benefício: como não há despesas de deslocamento dos colaboradores e eventual hospedagem, viabilizando reunir um número maior de pessoas, o custo pode ser inferior ao praticado pelos treinamentos convencionais.

Benefícios do treinamento in company
  1. Menor tempo dos colaboradores fora da empresa;
  2. Inexistência de despesas de deslocamento e eventual estadia para os funcionários;
  3. Desenvolvimento de treinamento customizado para necessidades específicas;
  4. Alinhamento dos colaboradores numa visão sistêmica, dinâmica, contínua e processual, dentro de sua própria realidade diária, propiciando resultados mais efetivos;
  5. Interação proativa e integração entre colaboradores e departamentos.