A maior fabricante de equipamentos ferroviários do Brasil e da América Latina, a empresa familiar Empretec acaba de desenvolver para a Vale um ultrassom ferroviário. “Nesse formato é um equipamento inédito no Brasil, uma vez que não há no mercado, uma empresa que possua tecnologia e know-how para executar a montagem do aparelho, prestando assistência técnica e manutenção”, esclarece o CEO da Empretec, Guilherme Nurchis.
O sistema de ultrassom ferroviário instalado em um veículo constitui-se “a solução completa que faltava para detecção de falhas ou de descontinuidade nos trilhos da malha ferroviária”, reforça Nurchis, destacando que 90% dos acidentes ferroviários têm como causa a descontinuidade ou defeito nos trilhos.
“A solução oferecida pela Empretec tem a capacidade de detectar a possível quebra de trilho, ou seja, executa um trabalho preventivo. Dessa forma, a correção nos trilhos é feita constantemente, evitando o descarrilamento do trem, assim como a interrupção da operação e os impactos financeiros oriundos em toda cadeia”, explica o CEO.
Para o desenvolvimento do ultrassom ferroviário, produzido sob demanda, para operar na Estrada de Ferro de Carajás, a Empretec investiu na capacitação de seu corpo de técnicos especializados em Eletrônica, Mecânica e Sistemas de Ultrassom. E ainda, para atingir tal objetivo, adquiriu da empresa australiana Cater., detentora da tecnologia, equipamentos de realidade virtual, como também, realizou uma série de treinamentos remotos, em função da pandemia.
Segundo Nurchis, o resultado do esforço se traduz na intenção da Vale – que atualmente opera com seis equipamentos – em dobrar o número de ultrassons ferroviários nos próximos anos, como também despertou o interesse de outras empresas pela solução. “A Empretec já tem projetos em andamento para o fornecimento desse equipamento para outras ferrovias de carga e passageiros do Brasil todo, adiantou.
Principais características técnicas do ultrassom ferroviário:
O ultrassom Cater é conhecido como Ultrawave, sistema de detecção ultrassônica de falhas em trilhos (RFD) para detectar seções potencialmente falhas que requerem investigação ou reparo. É uma ferramenta econômica para identificar trilhos defeituosos, antes que aconteça um acidente ou descarrilamento.Trata-se de um método comprovado para analisar a estrutura interna do trilho, pois os defeitos internos não podem ser vistos na inspeção visual.
O Caminhão Rodoferroviário Empretec-Cater Ultrawave possui configuração com 06 (seis) rodas sondas no total, sendo 03 (três) por trilho. O sistema é capaz de testar a altura total do trilho, na distância de amostragem nominal, com resolução de 1 a 10 mm. Quanto menor for a resolução, mais lenta será a velocidade.
O Ultrawave tem capacidade de inspecionar em velocidades de até 40km / h com resolução de 4 mm.