A Belgo Bekaert lançou linha de gabiões nacionais de malha soldada, tecnologia já consolidada em outras partes do mundo, e que chega agora à América Latina. Os gabiões produzidos em malha soldada possuem o acabamento diferenciado e ampliam as alternativas de uso em concreto armado. Por isso sua aplicação em obras geotécnicas também tem a característica de conferir maior qualidade estética e arquitetônica ao projeto.
“Trazemos para o mercado brasileiro uma nova linha de soluções, dentre elas, dois gabiões que têm tecnologia de montagem inovadora, extremamente prática quando comparada ao produto tradicional, e que vai proporcionar ganhos de desempenho e durabilidade na obra, além de maior conforto para os gabionistas”, destaca o Diretor de Inovação e Digital da Belgo Bekaert, André Ghion. “O mercado de geotecnia brasileiro carecia de uma inovação como esta, aliada à qualidade já reconhecida da Belgo Bekaert”, completa.
A nova linha easyworks, composta pelos gabiões easy S e monotecR, é fruto de dois anos de estudos e pesquisas pela equipe técnica da Belgo Geotech. Durante o desenvolvimento, o time de especialistas em geotecnia fez imersões em uma planta da Bekaert especializada em gabiões soldados, na República Tcheca, e buscou outras referências na Alemanha, um dos polos mundiais em tecnologia para este mercado.
O nome easyworks remete à principal característica dos produtos, que é oferecer estruturas modulares de fácil montagem e alta performance, unidas por conexões inteligentes que permitem o aproveitamento de partes constituintes de uma caixa na caixa adjacente, assegurando que toda estrutura esteja devidamente solidarizada.
“A estrutura de fácil montagem padroniza os processos construtivos e, com isso, também contribui para a maior produtividade e sustentabilidade nas obras”, analisa o gerente da Belgo Geotech, Emerson Ananias. Além disso, os produtos proporcionam 50% mais resistência se comparados a um gabião tradicional de dupla torção, já que emprega aços com resistência na faixa de 550 a 700MPa, e são revestidos com a exclusiva liga Bezinal® 5000, altamente resistente à corrosão.
Ao contrário da linha em gabião tradicional, que tem um processo construtivo laborioso – trançamento manual e que demanda espaço de montagem no canteiro de obra – os novos painéis eletrossoldados são facilmente transformados em caixas de gabiões com grande rigidez estrutural e resistência mecânica diferenciada.
“Por ter uma estrutura de simples colocação de pedras em cestos armados, é totalmente drenante, ajuda no controle da erosão e possibilita mais harmonia com a natureza. Seu comportamento estrutural é bem flexível porque se acomoda às variações de terreno e, dependendo da pedra que se usa, também tem um apelo estético que confere criatividade exclusiva ao projeto”, completa Emerson Ananias.