Por Mário Fortunato*
Quando se fala em motosserras, o mercado oferece um amplo leque de aplicações em que o produto pode ser utilizado. Cada vez mais modernas, são aprimoradas para adequar-se às condições de trabalho e ao perfil de usuário específico.
Por isso, no momento de comprar uma motosserra o ideal é levar em consideração alguns detalhes imprescindíveis, que vão determinar qual a melhor opção e para qual finalidade o usuário profissional ou ocasional deseja utilizá-la.
Ou seja, o usuário precisa saber exatamente com qual frequência vai usar o produto, qual a modalidade de corte vai fazer e a finalidade do serviço executado. É importante também conhecer os recursos disponíveis do modelo de motosserra que será utilizada – tais como baixa vibração, bom balanceamento, necessidade de filtro de ar, além da vela de ignição de fácil acesso.
Vale ressaltar que a motosserra pode ser dividida em alguns grupos:
Motosserras profissionais: são projetadas especificamente para a alta produtividade em longas jornadas de trabalho nos ambientes mais extremos. Elas oferecem um desempenho sólido com alta capacidade de corte e manobrabilidade. Geralmente, essas motosserras incluem recursos profissionais, como baixa vibração e partida facilitada, que ajudam a tornar mais seguros e confortáveis os turnos longos e os trabalhos complexos e difíceis.
Motosserras para uso rural: robustas e completas, projetadas para facilitar o uso nas mais diversas atividades com um ótimo desempenho.
Motosserras para uso ocasional: Projetada para o trabalho ocasional do proprietário da casa ou sitiante. Fácil de ligar e conta com potência suficiente para os mais diversos trabalhos.
Motosserras para cuidado e poda de árvores: motosserras profissionais para trabalhos de cuidado e poda de árvores com bom desempenho e confiabilidade geralmente em condições de trabalho em altura, conhecido popularmente como arborismo ou arboricultura.
Independentemente da aplicabilidade da motosserra, é fundamental que o usuário utilize o equipamento de proteção individual, composto por capacete com abafador, viseira, óculos de proteção, luvas, calça de motosserrista e botas com biqueira de aço. As roupas devem ter uma sinalização colorida, garantindo que o usuário esteja visível ao ar livre. O equipamento de proteção deve ser testado de acordo com as regras e normas estabelecidas no País.
Para obter uma situação de trabalho segura, uma motosserra moderna deve ser equipada com os seguintes recursos de segurança:
- 1. Proteção contra recuo e freio trava corrente
- 2. Controle do acelerador
- 3. Pino pega-corrente
- 4. Proteção da mão direita
- 5. Controle de parada de fácil acesso
Em suma, a motosserra tem uma versatilidade inigualável e pode ser utilizada na manutenção de propriedades agrícolas, no trabalho do dia a dia, no processamento de madeira, entre outras aplicações.
* Mário Fortunato é gerente de Produtos da Husqvarna para a América Latina