Por Cláudio de Pellegrini*
Neste 5 de junho de 2020, Dia Mundial do Meio Ambiente, vivemos um momento único na história recente da humanidade. O mundo luta contra uma epidemia global, mas ao mesmo tempo outras questões também precisam de nossa atenção, porque impactam nossa vida e nosso futuro. Uma delas é o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar a data neste ano, que é a biodiversidade, um convite à ação para combater a acelerada degradação da vida natural no planeta e a redução de espécies. Cerca de um milhão de espécies animais e vegetais no mundo estão em risco de extinção, em grande parte em virtude de atividades humanas, de acordo com o último relatório da Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES).
Vários fatores impactam a biodiversidade e entre eles está a mudança climática, que tem tudo a ver com o consumo de energia. Isso porque uma das formas de combater o aquecimento global é a redução deste consumo, por meio da eficiência energética. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 (Energia limpa e acessível), da ONU, inclusive, tem como uma de suas metas dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética até 2030.
Na Nidec Global Appliance, entendemos que temos muito a contribuir com nossa parte para preservar o futuro. Desde o primeiro compressor fabricado com a marca Embraco, na década de 1970, a eficiência energética tem sido nossa motivação e obsessão. Ela é um dos principais indicadores do nível de performance dos compressores e, em nossa busca pela liderança de mercado, se tornou o principal direcionador para o desenvolvimento de nossos novos produtos na empresa. Além deste, há outros que também contribuem para a redução do impacto ambiental, como a fabricação de produtos cada vez menores, o que consome menos matéria-prima e reduz custos desde a produção, montagem e até a logística.
Hoje estamos entre os líderes em eficiência energética no mercado mundial e sempre nos preparando para nos superar e influenciar o mercado. Para se ter uma ideia, se pegarmos um modelo de compressor, como o EM para aplicação doméstica com fluido refrigerante natural, da Embraco, e sua evolução ao longo dos anos, veremos que uma das versões que o substitui hoje é 40% mais leve do que quando foi lançada sua primeira versão, e consome em torno de 75% a menos de energia.
Considerando a redução significativa de consumo de energia de um único compressor, vemos o tamanho do impacto positivo da eficiência energética promovida pela Nidec Global Appliance, uma vez que temos uma capacidade produtiva anual de 37 milhões de compressores (para refrigeração residencial e comercial) e 23 milhões de motores para máquinas de lavar e secar roupa e lavadoras de louça.
Como mantemos a nossa liderança em eficiência energética? Colocamos a barra no nível mais elevado possível, ou seja, desenvolvemos os produtos pensando em atender às legislações mais exigentes do mundo nesse quesito e, assim, estamos prontos para atender qualquer parte do mercado, exercendo uma influência positiva em toda a cadeia.
O mesmo conceito vale para os motores para máquinas de lavar e de secar roupa, bem como de lavadoras de louça, produzidos por 4 das 12 fábricas que compõem a Nidec Global Appliance. Tendo como principais clientes os grandes fabricantes globais de aparelhos eletrodomésticos, que precisam atender às rigorosas legislações europeias e americanas de consumo de energia, essas unidades estão, assim como as linhas de compressores, sempre à frente quando o tema é eficiência energética.
Para isso, na área de Tecnologias Avançadas da Nidec Global Appliance, que faz parte do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, estamos olhando por uma perspectiva de pelo menos 5 anos à frente, elaborando análises e estimativas a respeito das principais tendências de mercado, por meio do apoio de universidades e institutos de pesquisa, totalizando mais de 150 pessoas, incluindo professores, mestrandos e doutorandos.
Por outro lado, planejamos desenvolver soluções que a indústria de eletrodomésticos e equipamentos de refrigeração comercial ainda não sinalizou a necessidade. E é dessa forma que somos capazes de liderar a inovação em nosso setor. Queremos disponibilizar a tecnologia necessária para entregá-las quando a demanda surgir. Foi esta a mentalidade que nos permitiu ser pioneiros na fabricação dos primeiros compressores de velocidade variável no mundo, no final da década de 90, e estar entre os primeiros em compressores com refrigerante natural R600a no mercado americano, recentemente. Ambas as soluções contribuem para a redução do consumo de energia e nos ajudaram a chegar no patamar de liderança que temos hoje.
É assim que fazemos a nossa parte todos os dias e ajudamos a construir um futuro que endereça as questões ambientais mais urgentes da sociedade. Um amanhã mais limpo e sustentável passa pelo desenvolvimento de engenharia avançada para que a energia seja utilizada de maneira cada vez mais inteligente, contribuindo para o combate às mudanças climáticas e, em consequência, para a preservação das espécies e da qualidade de vida do nosso planeta.
* Diretor de Engenharia Avançada da Nidec Global Appliance