As empresas na Agrishow: tecnologias para toda a cadeia produtiva

Lançamentos para todos os tipos de propriedades agrícolas, culturas e atividades vinculadas ao campo e ao produtor rural são feitos durante a Agrishow, pois as empresas – inclusive as grandes marcas mundiais de máquinas e implementos agrícolas – confirmam a Agrishow como feira internacional de tecnologia agrícola em ação.

A Caterpillar, por exemplo, apresenta carregadeira compacta de Cat 914K Ag Handler, desenvolvida a partir de extensa pesquisa e de testes de campo em propriedades rurais do Brasil, que determinaram a solução mais adequada ao produtor. Fabricada localmente, oferece uma gama de ferramentas e serviços para elevar a produtividade no campo, conta com engate rápido padrão de fábrica, que permite a troca rápida de ferramentas e aumenta a versatilidade do equipamento.

Comemorações também fazem parte do evento, pelo menos para a Husqvarna, que vê na Agrishow o palco para comemorar seus 330 anos de atuação. Aproveita para lançar a roçadeira 131R, ideal para a manutenção de pequenas áreas, e o Automower, robô cortador de grama que trabalha de forma autônoma 24 horas por dia. Leva, ainda, sua linha de portáteis, como motosserras, roçadeiras, sopradores, aparadores de grama; os equipamentos sobre rodas, como tratores cortadores de grama, nas versões giro zero e o articulado rider; além da linha dedicada ao cultivo, como motocultivadores, pulverizadores e atomizadores. A empresa também aposta em sua linha profissional de equipamentos a bateria, que, por serem leves, práticos e de operação silenciosa, encontram diversas aplicações.

Por outro lado, a J. Assy Agrícola apresenta soluções tecnológicas para o gerenciamento da dosagem de sementes e monitoramento do plantio, como o Titainum Elétric, sistema elétrico para o dosador mecânico, que elimina a transmissão mecânica da plantadeira (correntes, cabos e cardan), que dispensa a regulagem da plantadeira. Destaca, ainda, o dosador pneumático Selenium. A ferramenta é muito eficiente na distribuição de sementes e não necessita de regulagem, sendo indicada para o plantio de diversas culturas, como algodão, milho, soja, sorgo e feijão.

Voltada ao controle no fluxo de veículos em fazendas, silos e empresas em geral, a Balança de Caminhões 950i, da Toledo do Brasil, será destacada ao lado das inovações incorporadas ao Guardian, software que faz a automação do processo de pesagem de caminhões para garantir segurança na operação, com as informações sendo transmitidas online para onde o cliente determinar, podendo ser acessadas via dispositivo móvel, proporcionando a segurança necessária no processo.

A CASP leva soluções em máquinas e equipamentos para proteína animal e armazenagem de grãos. Os equipamentos da empresa são fabricados com tecnologia 100% nacional, e seus projetos atendem produtores de todos os portes e cooperativas de café, milho, soja, cevada e demais grãos cultivados.

Já a Manitou apresenta seu portfólio completo para movimentação da carga em todo tipo de terreno, ideal para agilizar a logística de armazenamento e abastecimento de material no campo, nas fazendas e dentro das indústrias, incluindo manipulador telescópicos e empilhadeiras todo terreno, com motor Diesel e capacidade de carga de 1,8 a 3,5 toneladas e elevação de 3,3 a 6,0 metros de altura.

Atuando com base no princípio global A Sustainable Future, a Yanmar contribui para aumentar a produtividade do agricultor brasileiro. Entre as soluções para atingir essa meta, destaca os tratores Solis de 26 a 90 cv, nas versões ROPS, Cabine e Estreito, além da linha de motocultivadores e a transplantadeira de mudas de hortaliças. Apresenta, com exclusividade, a nova série da miniescavadeira ViO20, rompedores hidráulicos e a tecnologia Smart Assist Remote (SA-R), presente em quase toda a linha de miniescavadeiras. Leva, ainda, os grupos geradores, que oferecem diferentes opções de aplicação e são disponíveis em modelos para ambientes que permitem até 85 decibéis.

Com produtos direcionados ao mercado brasileiro de ferramentas motorizadas portáteis, a Stihl, lança a roçadeira STIHL FS 131, que permite a utilização de 12 diferentes tipos de conjunto de corte e, devido à potência e ao alto torque para trabalhos intensos e por longos períodos, é indicada para o uso profissional. A roçadeira conta com a conexão para diagnóstico via MDG1, que facilita e agiliza a avaliação da máquina no momento da manutenção e é equipada com a tecnologia 4-MIX, que, de acordo com informações da fabricante, proporciona nível de emissão de gases poluentes 80% inferiores ao usual e consumo 30% mais baixo em relação a equipamentos de motor com tecnologia de 2 tempos.

Soluções para otimizar o trabalho no campo serão apresentadas pela Tramontina PRO, como a Caixa Pickup Box, aliada para manutenção de máquinas e equipamentos com agilidade em propriedades rurais; os organizadores modulares, que permitem a customização e organização de oficinas; e o Trotter, cortador de grama dirigível projetado e construído no Brasil para utilização em grandes áreas, que conta com acessórios como reboque, varredor/recolhedor e toldo. A empresa também mostra lavadoras de alta pressão, carrinhos de mão, Linha Master de ferramentas elétricas (furadeira de impacto, parafusadeira, politriz, lixadeira orbital, moto esmeril, serra circular, serra mármore), martelo de unha com cabo em polímero de engenharia, mangueiras e sistema de irrigação, entre outras.