Atividades complementares e sinergia

A ABIMAQ, enquanto entidade representativa do setor de máquinas e equipamentos, mantém em sua estrutura dois fóruns no setor de Saneamento Ambiental: o Sindesam e o Conselho de Saneamento Ambiental.

Voltado a projetos e processos de saneamento, inclusive públicos, o Conselho, de acordo com seu coordenador – Antonio Taranto – trabalha em parceria com o Sindesam, organismo que reúne as empresas fabricantes de máquinas e equipamentos para saneamento ambiental, a exemplo de uma câmara setorial.

“Vimos trabalhando de forma interativa e estamos prevendo o futuro do saneamento e buscando equacionar os gargalos. Entre os temas que nos unem estão a busca de performance dos equipamentos e as garantias do processo do equipamento ou do sistema”, explica Taranto.

Entre as ações em desenvolvimento, Taranto cita a reivindicação de mudanças na Lei 8666/1993, que rege as licitações e contratos da administração pública. “A ideia é criar uma nota técnica relativa a conhecimento e fornecimentos já executados, para reduzir os problemas gerados por empresas sem capacitação técnica que participam e ganham concorrências por desconhecimento do que vai ser fornecido, do impacto no sistema e das consequências para o consumidor final. Estamos sugerindo que sejam apresentados atestados coerentes e idôneos, de forma a minimizar os problemas que ocorrem nesse campo”, resume.