Diante da grave crise de saúde e econômica enfrentada nas últimas semanas por conta do combate ao coronavírus (COVID-19) no Brasil e no mundo, a Atlas Copco, multinacional sueca especializada em soluções de sustentabilidade e alcance em mais de 180 países, adotou diversas medidas para dar continuidade aos negócios, preservando em primeiro lugar a saúde de seus parceiros e colaboradores.
Assim, tanto em escopo nacional quanto global, foram criados comitês de crise, onde há a atualização diária do plano de atuação da empresa. Dentre os principais pontos, está a implementação de uma política clara, que desautoriza viagens internacionais, além de procedimentos de quarentena e isolamento para situações de risco, tais como: exposição a pessoas contaminadas ou viagens a locais de risco; protocolo de etiqueta para todas as reuniões, sejam internas ou externas.
Além disso, diversas precauções estão sendo tomadas para casos de necessidade inadiável de visita aos clientes da Atlas Copco, como, por exemplo, manutenções essenciais em equipamentos.
Já em situações relacionadas à entrega de pedidos, feitos ou a serem, as equipes de venda e pós-venda está montando um planejamento para que nenhuma das entregas seja afetada, dando total suporte e informação aos clientes durante o período de combate ao coronavírus.
Medidas da Itubombas no combate ao coronavírus
A Itubombas, empresa do grupo Atlas Copco especializada na locação e instalação de conjuntos motobombas de alta tecnologia, também tem somado forças na contingência do novo coronavírus por meio da adoção de rígidas ações de segurança na unidade de Itu (SP). Além da suspensão de voos nacionais e internacionais, a companhia estabeleceu o regime home office para as funções possíveis de serem executadas remotamente, estabelecendo rodízio entre os colaboradores de forma a reduzir o número de pessoas nos espaços de trabalhos confinados.
A fim de garantir a segurança e o bem-estar dos funcionários, sem deixar de atender às necessidades dos clientes, a Itubombas suspendeu as visitas presenciais, redirecionando as reuniões para o espaço virtual por meio de recursos de videoconferências. Os atendimentos para manutenções preventivas de motobombas estão sendo adiadas na medida do possível; já os atendimentos emergenciais foram mantidos, desde que realizados em conformidade com as orientações de segurança da empresa e do cliente.
A distribuição de kits de higienização e proteção para todos os funcionários, com máscaras e álcool gel, também fazem parte das ações da Itubombas em meio à pandemia. Por fim, a Itubombas vem monitorando diariamente os casos de funcionários com algum tipo de sintoma de gripe ou similar, orientando-os a ficarem em casa, em isolamento, por 14 dias.
Comitê de crise
“Estabelecemos um Comitê de Crise junto ao Grupo no Brasil e todas as medidas preventivas foram tomadas e comunicadas à nossa equipe. Reforçamos que todas as ações necessárias para manter nosso ambiente de trabalho saudável estão sendo tomadas continuamente, em linha com nossa responsabilidade social e visando minimizarmos os impactos da pandemia”, diz Rodrigo Law, diretor da Itubombas.
A Atlas Copco reforça que o atendimento aos parceiros e clientes permanece totalmente disponível através de telefones, e-mails, teleconferências e demais meios de comunicação digital e enfatiza que, mesmo sendo essa uma situação sem precedentes, a estrutura global sólida e equipes altamente comprometidas permitem que a empresa trabalhe proativamente e dinamicamente desenvolvendo alternativas para manter a entrega de todos pedidos, mesmo sob as mais desafiadoras circunstâncias e tendo um acompanhamento diário de sua evolução.
Por fim, a Atlas Copco garante que todos os padrões e qualidade de atendimento permanecem e agradece a todos os clientes por sua confiança.