A Volvo Construction Equipment e a empresa finlandesa Norrhydro desenvolveram um atuador hidráulico digital para equipamentos de construção, que aumenta a produtividade ao mesmo tempo em que reduz sensivelmente o consumo de combustível e as emissões de CO2. A nova tecnologia – garantem as fabricantes – revolucionará o desempenho hidráulico das máquinas e, se adotada em larga escala, também ajudará o setor a cumprir metas de sustentabilidade. A previsão é que o sistema esteja disponível nas escavadeiras Volvo até 2024.
O sistema patenteado NorrDigi usa um atuador digital com múltiplas câmaras, altamente eficientes, o que permite a redução ou até mesmo eliminação de boa parte do conjunto hidráulico de uma máquina. Ele pode eliminar, por exemplo, a necessidade de uma válvula de controle principal (MCV) – o coração de um sistema hidráulico tradicional. Pode também tornar viável a redução da capacidade das bombas hidráulicas e a quantidade de mangueiras e tubulações na máquina. Este sistema demanda menos energia, oferecendo a possibilidade de redução do tamanho e potência dos motores atualmente empregados nos equipamentos.
Os testes e avaliações dessa nova tecnologia, atualmente em andamento, demonstram tanto uma melhora na eficiência quanto um aumento na produtividade. Com significativa redução das emissões de dióxido de carbono, ela torna o equipamento ainda mais ecologicamente correto. A Volvo CE e a Norrhydro assinaram um contrato pelo qual ambas as empresas continuarão a desenvolver esta tecnologia ao longo dos próximos anos. A Volvo CE tem direitos exclusivos de uso do sistema em suas máquinas durante o processo de desenvolvimento.
Uma escavadeira EC300E de 30 toneladas foi utilizada como bancada de testes. e a tecnologia passou em sua fase inicial de prova de conceito e testes de durabilidade. Agora, passará para um período de teste de campo, em que protótipos serão usados em aplicações reais, em clientes selecionados.